Assim que for dado o sinal verde para as vacinas contra a covid-19 que estão sob análise da Anvisa, e as doses chegarem aos Estados, o Rio Grande do Sul poderá começar a imunização no prazo de um dia.
Ou seja, se a agência autorizar o uso das vacinas no domingo, e o Ministério da Saúde começar a distribuição na quarta-feira, a imunização por aqui terá início na quinta-feira, dia 21 de janeiro. É a previsão da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.
Em entrevista nesta tarde ao Gaúcha +, da Rádio Gaúcha, ela confirmou que os profissionais de saúde atuando na linha de frente do combate à covid-19 terão prioridade.
No Estado, são 361 mil pessoas com este perfil. Logo, não será possível, com as primeiras doses, sequer vacinar todos os profissionais de saúde. Mas é um começo. Em seguida, deverão vir pessoas com idade acima de 80 anos (326 mil gaúchos), de 75 a 79 anos (260 mil) e de 70 a 74 anos (390mil).
Mas quem será o paciente número 1, o gaúcho símbolo, o primeiro a receber a vacina aqui no Estado? A secretária confessa que ainda não foi tomada uma decisão. Contudo, se depender dela, será um profissional que está dentro de um hospital, salvando vidas.
— É a forma de mostrar nosso agradecimento, o reconhecimento a uma categoria que está arriscando a vida para salvar a dos demais — disse a secretária, que irá levar o assunto para o comitê de crise.
A decisão sobre o paciente símbolo da vacinação será no início da próxima semana