O Rio Grande do Sul contabiliza 57 surtos ativos de coronavírus em indústrias e lares de idosos, seis a mais do que o apresentado no boletim epidemiológico anterior da Secretaria Estadual da Saúde. De acordo com o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (2), outros 42 surtos já são considerados encerrados - um crescimento de 42% em comparação ao dado anterior, quando eram 23 ocorrências encerradas.
Em todo o Estado, 25 surtos em investigação estão localizados em áreas de bandeira vermelha, de alto risco, e 32 em bandeira laranja, de médio risco. Não há surtos em investigação nas regiões caracterizadas como de baixo risco, em bandeira amarela.
Do total de surtos, 40 são registrados em indústrias, sendo 52% confirmados somente frigoríficos e laticínios. São 21 ocorrências, que apresentam um total de 24.303 trabalhadores expostos. Dentre estes, 4.311 tiveram o diagnóstico confirmado laboratorialmente para covid-19. Foram noticiados óbitos de cinco trabalhadores, além de dois óbitos secundários.
Os 19 surtos restantes ocorrem em outros setores industriais. São 9.477 pessoas expostas – 208 testaram positivo para o coronavírus. Dentre o total de confirmados, um resultou em morte.
Nos lares de idosos, o Estado registra, no momento, 17 surtos ativos. Foram expostas ao vírus 3.386 indivíduos – 498 tiveram o diagnóstico confirmado laboratorialmente e um por critério clínico-epidemiológico. Dentre os casos, foram registrados 20 mortes de residentes em instituições de longa permanência para idosos e um óbito secundário.