Em nota direcionada aos 83 mil moradores, os médicos que integram a Secretaria Municipal da Saúde de Ijuí pediram o apoio da comunidade no combate ao coronavírus. Isso porque, segundo os profissionais, o número de casos no município aumentou 300% em 20 dias. De acordo com o coordenador médico Remir Brackmann, a equipe clínica está preocupada com a saturação da rede de saúde e também com o descumprindo das medidas de distanciamento por parte da população, principalmente nos fins de semana.
— A doença já está aqui, já circula no nosso território. Os cuidados precisam ser redobrados e não afrouxados — destaca Brackmann.
De acordo com o painel da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Ijuí tem 77 casos confirmados de coronavírus e uma morte. Conforme a prefeitura, porém, o número de infectados é de 87, sendo 42 pacientes em recuperação e 44 considerados curados. Ainda restam 18 casos em investigação, que dependem de confirmação pelo Laboratório Central do Estado.
Conforme o secretário da Saúde de Ijuí, Marco Atkson, a nota dos médicos não passou pela pasta, mas vem ao encontro dos trabalhos realizados pela prefeitura.
— Mesmo com a situação ainda sob controle, estamos preocupados com o aumento no número de casos. Sabemos que nenhuma rede hospitalar consegue suportar uma elevação no número de infectados. Estamos trabalhando com a comunidade para que o distanciamento controlado seja cumprido — afirma.
Segundo Atkson, a prefeitura aguarda a homologação de mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o município. Atualmente, são 26 leitos clínicos destinados ao tratamento de pacientes com covid-19, sendo dois leitos de alta complexidade.
— Estamos com o número de internações baixo. A maioria dos casos está em isolamento domiciliar — ressalta.
Ijuí se encontra na bandeira laranja no nível de classificação do modelo de distanciamento controlado do governo de Eduardo Leite.
Confirma a nota na íntegra
“Os médicos da rede pública de saúde de Ijuí vêm a público manifestar sua preocupação com os rumos da pandemia de coronavírus na cidade. O crescimento do número de casos é preocupante e as medidas tomadas não estão sendo capazes de conter o avanço do vírus, sendo responsabilidade de todos os cidadãos o cumprimento das recomendações de cuidados oficiais, seja na sua casa, empresa, outros locais de possível aglomeração ou nos finais de semana. Preocupa-nos ver o descuido da população com as medidas de isolamento fundamentais para o controle da situação.
Alertamos a população que estamos avançando de forma descontrolada no número de casos que aumentaram 300% em 20 dias e nos últimos 7 dias dobraram.
Lembramos a todos que a rede hospitalar não será suficiente se não houver uma melhora na postura de todos.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer à comunidade que nos apoiou na confecção dos aventais plásticos que estamos usando no atendimento nas unidades de saúde, assim como na confecção de máscaras doadas para as instituições para proteção dos profissionais e da comunidade.
Equipe médica SMS/Ijuí"