Na expectativa pelo decreto que deverá liberar a retomada das operações em Porto Alegre, shopping centers aceleram os preparativos para reabrir lojas e praças de alimentação com segurança. As medidas incluem desde a higienização de ambientes até a instalação de equipamentos especiais para evitar a propagação do coronavírus.
Em razão da pandemia, a maior parte dos empresários fechou as portas há cerca de dois meses. Apenas os serviços considerados essenciais, prestados por farmácias, supermercados e clínicas de saúde, estão funcionando. A flexibilização das demais atividades deve ter início 48 horas após a publicação do novo regramento.
O decreto do prefeito Nelson Marchezan tende a contemplar sugestões dos próprios estabelecimentos, que apresentaram um protocolo com 15 pontos, antecipados pela colunista Giane Guerra. As normas sugeridas incluem, por exemplo, horários reduzidos nas primeiras semanas, controle de acesso aos banheiros, suspensão de eventos, atenção especial aos restaurantes e cafés, e troca regular dos filtros de ar, com o uso de pastilhas bactericidas.
Desde que a perspectiva de liberação ganhou força, os empreendimentos deram início às adaptações. O BarraShoppingSul informa que providenciará álcool em gel em diversos pontos do shopping, reforço na higienização, marcações no piso para os clientes manterem a distância recomendada, além de suspensão de eventos, redução do número de pessoas dentro das lojas e o uso obrigatório de máscaras, entre outras medidas preventivas (adotadas com o apoio de um infectologista).
— Nesse momento temos que ter serenidade e tranquilidade e temos que estar atentos a todos os protocolos de segurança. Somos um aliado da saúde. Iremos implementar medidas que vão além do que é estabelecido pelo decreto, sempre pensando no bem estar e na saúde dos nossos clientes — afirma Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan, responsável pelo Barra.
Ao longo da última sexta-feira, o Shopping Total passou por uma sanitização. As imagens de profissionais vestidos com roupas especiais higienizando o local foram publicadas nas redes sociais do empreendimento, que também preferiu não se manifestar antes da publicação do novo regramento municipal.
O mesmo vale para a Airaz Administradora, responsável pelos shopping centers e galerias comerciais do Grupo Zaffari. Por meio de nota, a empresa informou que "está focando seus esforços em desenvolver e aperfeiçoar os procedimentos para a reabertura gradual (...), com objetivo de atender de maneira efetiva e segura seus clientes e lojistas".
No Praia de Belas Shopping, as primeiras medidas também já estão sendo preparadas, levando em conta, por enquanto, as orientações da portaria estadual sobre o tema. Assim que sair o decreto da Capital, a intenção do grupo é fazer as adequações necessárias, seguindo à risca os ditames.
De acordo com Marcelo Borba, gerente-geral do estabelecimento, os cuidados previstos envolvem a intensificação das rotinas de higienização, o uso de equipamentos individuais de proteção (EPIs) para colaboradores e clientes, a aferição de temperatura, a redução do fluxo e das vagas de estacionamento e a proibição do empréstimo de carrinhos de bebês, entre outros pontos.
— Para os lojistas, entregaremos uma cartilha com todas as práticas que devem ser adotadas em sua rotina, seja no recebimento das suas mercadorias, como também orientações sobre a proibição da experimentação de roupas e cosméticos, a preferência de pagamento por cartões — ressalta Borba.
A previsão é de que o decreto da prefeitura seja publicado ainda nesta terça-feira (19).