- Pessoas incluídas nos demais grupos prioritários, como idosos e doentes crônicos, ainda podem ser vacinadas
- A partir do dia 18, serão imunizados adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas
- A vacina da gripe não protege contra coronavírus, mas é ainda mais importante no momento em que o país passa por uma pandemia
Esta segunda-feira (11) marca, em todo o país, o início da terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Com a ampliação do público-alvo, grupos prioritários que até então não podiam se vacinar agora poderão procurar os postos de saúde.
Até 17 de maio, a campanha está focada em crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto). Pessoas incluídas nos primeiros grupos prioritários podem seguir se vacinando (veja lista abaixo).
A partir do dia 18, podem se vacinar também os adultos de 55 a 59 anos e os professores das escolas públicas e privadas. A campanha está prevista para ser encerrada no dia 5 de junho.
Na última semana, o Rio Grande do Sul recebeu cerca de 900 mil doses da vacina trivalente (que protege contra o H1N1, H3N2 e influenza B). Cerca de 80% do total previsto para a campanha de 2020 já foi encaminhado. O Dia D de vacinação, que inicialmente havia sido previsto para o último sábado (9), foi cancelado – o objetivo do Ministério da Saúde foi evitar aglomerações por conta do coronavírus.
A vacina da gripe não protege contra coronavírus, mas é ainda mais importante no momento em que o país passa por uma pandemia. Além de facilitar diagnósticos, a vacinação previne uma coinfecção (quando o paciente contrai as duas doenças ao mesmo tempo) e ajuda a prevenir a sobrecarga do sistema de saúde.
Imunização na Capital
Em Porto Alegre, o público incluído na terceira etapa da campanha pode se vacinar nos postos de saúde e em 45 farmácias parceiras das redes Agafarma, São João e Panvel. Somente no caso das crianças, a orientação é de que elas sejam imunizadas nos postos de saúde para garantir o acompanhamento do calendário de vacinação.
Como o número de doses varia nos locais, a prefeitura pede que a população sempre consulte, na internet, o estoque em cada local antes de sair de casa. Por enquanto, não há previsão de aplicação de doses em drive-thrus, como foi feito em outras etapas.