A partir desta quarta-feira (22), 45 farmácias parceiras da prefeitura ampliam a vacinação contra a gripe para outros grupos prioritários. Até a última segunda (20), estes locais tinham o atendimento focado em idosos e agentes da Guarda Municipal.
Agora, as farmácias poderão vacinar outros grupos incluídos na segunda fase da campanha: doentes crônicos, caminhoneiros, trabalhadores portuários e motoristas e cobradores de transporte coletivo. Estas pessoas também podem procurar postos de saúde.
Idosos e trabalhadores da saúde, que faziam parte da primeira etapa, também podem escolher qualquer uma das duas alternativas para seguirem se vacinando – postos de saúde ou farmácias. Os drive-thrus permanecerão fechados até a prefeitura avaliar que há necessidade de reabri-los.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida foi tomada porque não há mais uma procura tão intensa como nos primeiros dias da campanha, o que reduz a possibilidade de filas e aglomerações – para se ter uma ideia, a meta de imunização de idosos foi ultrapassada. Assim, é possível colocar todos os serviços à disposição para diferentes grupos. As medidas são permanentemente avaliadas e pode haver mudanças, dependendo do comportamento da população.
Os doentes crônicos devem apresentar laudo médico que comprove a doença. Os caminhoneiros, motoristas e cobradores de ônibus e trabalhadores portuários deverão levar algum documento comprobatório da profissão, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade ou carteira de sócio dos sindicatos de transportes. Se o profissional for autônomo e não tiver nenhum destes documentos, poderá levar carteira de habilitação (categorias C ou E). No caso dos caminhoneiros, a vacinação pode ser feita em postos de quaisquer cidades do Brasil.
No caso de crianças com doenças crônicas, a orientação é de que a vacinação seja feita somente nas unidades de saúde. A explicação é que, nestes locais, é possível acompanhar o calendário vacinal.
Cerca de 35 mil doses estão disponíveis para esta quarta-feira. Como alguns locais podem estar sem vacinas, a orientação é conferir a situação neste link.
Outros grupos
Conforme a SMS, outros grupos prioritários incluídos na segunda fase têm esquema especial de vacinação. É o caso de povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa e população privada de liberdade.
Nestes casos, há mobilizações específicas, nos locais de trabalho ou de permanência das pessoas.
A terceira etapa da campanha começa no dia 9 de maio. Poderão se vacinar professores, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres no período após o parto), adultos dos 55 aos 59 anos e deficientes físicos.