Em meio às notícias ruins trazidas pela pandemia de coronavírus, algumas imagens servem de alento para a população e para os profissionais da saúde que atuam diretamente no combate à doença. Neste domingo (19), uma dessas boas cenas foi um vídeo feito no Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre. A gravação mostra uma paciente que precisou de ventilação mecânica deixando o Centro de Terapia Intensiva (CTI) rumo a um quarto de recuperação. Essa foi a primeira alta da CTI após entubação registrada na instituição.
Sob muitos aplausos e com celulares e balões em punho, os profissionais comemoraram a alta da médica Silza Tramontina, de 65 anos, que estava internada desde o dia 28 de março.
— Das que precisaram entubar, ela foi a primeira que saiu. Entrou no CTI no dia 1º de abril, foi entubada no dia 2, e extubada no dia 16 — relata a infectologista Tainá Fagundes Behle, que acompanhou a paciente.
Tainá conta que a paciente já chegou ao hospital com o diagnóstico de covid-19, mas estava bem. No decorrer dos dias, teve um agravamento e precisou ser levada ao tratamento intensivo.
— A gente foi criando vínculo. É um envolvimento emocional muito grande, foi muito emocionante. Era o ânimo que a gente precisava para continuar. A equipe estava precisando dessa vitória — comemora.
Nas imagens, filmadas pelo enfermeiro Kauê Cardoso dos Santos, Silza deixa o setor de CTI rumo a um quarto, por onde deve permanecer em recuperação por mais alguns dias. Além dos profissionais que atuam no local, a alta foi acompanhada pelo marido e por uma filha da médica.
Até o começo da tarde desta segunda-feira, 19 pacientes precisaram de ventilação mecânica no CTI do HMV. Dois morreram e outros cinco já foram extubados. Apenas Silza deixou a ala intensiva.