A prefeitura de Rio Grande anunciou nesta sexta-feira (17) que o comércio não essencial será mantido fechado na cidade. O anuncio foi realizado em uma coletiva de imprensa realizada por videoconferência e com transmissão para as redes sociais. Na cerimonia, o prefeito Alexandre Lindemayer citou as decisões de outros países que anteciparam o fim do isolamento e tiveram números altos de mortes causadas pelo coronavírus.
O serviço de telentrega, que só era permitido para serviços de alimentação, poderá ser utilizado para outras empresas da cidade. A decisão tem o intuito de minimizar os impactos causados pelo fechamento do comércio. Lindemayer afirmou que tem se reunido com diversos representantes de entidades empresariais, indústrias, e líderes religiosos para atender a todas demandas.
A decisão de Rio Grande acompanha Pelotas, que também prossegue com o fechamento das atividades comerciais. As duas cidades juntas são consideradas as referências na saúde para quase 1 milhão de pessoas que moram no sul do Estado. Em Rio Grande, até agora, foram confirmados quatro casos de covid-19.