Uma ação conjunta da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG) e do Ministério Público Federal (MPF) resultará em recursos para a compra de mais de 6 mil testes rápidos para a covid-19. No entanto, ainda não há previsão de quando os testes chegarão ao sul do Estado.
A Furg apresentou recentemente um plano de trabalho para o enfrentamento à pandemia no município, no qual constava a compra de novos testes como uma das ações. Com a parceira da Superintendência do Porto, foi feita uma solicitação na Justiça Federal para a viabilização do valor de R$ 837.500,00 para a compra dos testes.
Dentre as linhas apresentadas, foi firmado um Termo de Destinação de Valores que possibilita a realização de um convênio entre a Furg, o HU-Furg e a Fundação de Apoio a Universidade do Rio Grande (FAURG). Esta última ficará responsável pela compra dos testes rápidos, já a aplicação será definida conjuntamente entre a Furg e a Secretaria da Saúde de Rio Grande em uma estratégia integrada, considerando também os 4 mil testes moleculares já adquiridos pela universidade.