A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) começou nesta semana a produção de máscaras de proteção feitas por uma impressora 3D. O trabalho é feito por um grupo de professores, estudantes, técnicos e voluntários que compõem o ITecCorona, comitê voltado para pensar soluções em tecnologia e automação para o enfrentamento da atual crise.
Composta por um filamento plástico, um elástico e acetato (folha resistente transparente), a máscara é considerada ideal para a proteção de profissionais da saúde nos atendimentos a pacientes que tenham covid-19. A produção das máscaras passou por testes e diversas versões foram avaliadas por médicos para se chegar ao ideal. Os modelos foram devidamente aprovados e, agora, serão produzidos em maior escala para serem distribuídos a hospitais públicos de Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar.
Pensando em ampliar a produção de máscaras, os organizadores do projeto criaram uma vaquinha online para a arrecadação de dinheiro, revertendo a verba angariada em insumos para a confecção do item. Com meta estimada em R$ 12 mil, o grupo já alcançou R$ 8 mil. Para participar, acesse o link.