Na luta para combater o coronavírus, alunos e professores da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) desenvolveram uma pia portátil automatizada para higienização das mãos dos pacientes e visitantes de hospitais. As primeiras unidades serão instaladas nas próximas semanas em Rio Grande, e irão possibilitar que as pessoas não tenham contato com as torneiras para acionar a água e o sabão.
De acordo com os idealizadores do projeto, as pias desenvolvidas pela universidade gaúcha apresentam um sistema que funciona conectado à rede hidráulica e também pode ser abastecido manualmente. O equipamento traz dois recipientes de igual volume, um para água limpa e outro para efluentes, e ainda um recipiente para sabão líquido. A capacidade é de 60 litros. O acionamento se dá por proximidade.
As novas estações de higienização serão identificadas e instaladas em pontos estratégicos dos hospitais de Rio Grande, e estarão em fase de testes já na próxima semana. Para os próximos meses, a projeção é ampliar a distribuição das pias também para a zona urbana, próximo a locais de maior aglomeração, como paradas de ônibus.