A pandemia do novo coronavírus não isenta o consumidor de pagar as contas em dia. Boletos de água, luz, telefone, condomínio, fatura de cartão de crédito e demais cobranças precisam ser quitadas na data para que o consumidor não fique inadimplente.
Até esta terça-feira (17), os bancos estão mantendo o funcionamento normal das agências, mas recomendam a utilização dos canais remotos e digitais de atendimento, como aplicativos para celular e internet banking, entre outros.
Com o objetivo de evitar a propagação do covid-19, bancos e prestadores de serviços ouvidos pela reportagem deram dicas de como fazer os pagamentos e solicitar atendimentos a distância.
Há situações, porém, em que os bancos estão dispostos a negociar. Este é o caso de micro e pequenos empresários que têm empréstimos. Caso sejam bons pagadores, ou seja, estejam com as prestações em dia, poderão pedir a prorrogação da parcela por até 60 dias.
Veja como pagar alguns tipos de dívidas
Empréstimos
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander estão abertos a atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, de vencimentos de dívidas de pessoas físicas e micro e pequenas empresas.
Para quem vale
Para contratos de crédito em geral feitos com dinheiro do banco, desde que vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados Ex: cartão de crédito, empréstimo pessoal, crédito imobiliário etc.
Não vale para
Contas de consumo (água, energia, telefone etc.)
Definições que ainda serão tomadas
Cada banco ainda irá definir que tipo de dívida poderá ser prorrogada, qual será o procedimento e mais detalhes. A Federação dos Bancos (Febraban) orienta que clientes entrem em contato com seu banco por telefone ou pela internet para levantar essas informações antes de irem às agências
Agências bancárias
Veja os canais eletrônicos dos principais bancos do país
Caixa Econômica Federal
- Internet Banking: https://internetbanking.caixa.gov.br/
- Aplicativo Caixa: http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-celular/Paginas/default.aspx
- Agência Digital Caixa: http://www.caixa.gov.br/agenciadigital/Paginas/default.aspx
- Atendimento Comercial (para serviços bancários): 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 726 0505 (demais regiões)
- Caixa Cidadão (PIS, Benefícios Sociais, FGTS, Cartão Social): 0800 726 0207
Banco do Brasil
- Internet Banking: https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp
- Central de Relacionamento BB: 4004-0001 / 0800 729 0001
- WhatsApp: 61 4004-0001
- App BB: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/bb-digital/solucoes/app-bb#/
Santander
- Internet Banking: https://www.santander.com.br/atendimento-para-voce/internet-banking
- App Santander: https://www.santander.com.br/atendimento-para-voce/app-santander
- Consultas, informações, transações e cancelamentos: 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 702 3535 (demais localidades) / 0800 723 5007 (pessoas com deficiência auditiva e de fala)
Bradesco
- Internet Banking: https://banco.bradesco/html/classic/canais-digitais/internet-banking/index.shtm
- App Bradesco: https://banco.bradesco/html/classic/promocoes/app-bradesco/index.shtm
- Central de Atendimento: 4004-4436 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 722 4436 (demais localidades)
Itaú
- Internet Banking: https://www.itau.com.br/voce/
- Aplicativo Itaú: https://www.itau.com.br/canais-itau/aplicativo-itau-no-computador/
- SAC: 0800 728 0728
Banrisul
- Internet banking: https://ww8.banrisul.com.br/brb/link/brbwe4hw.aspx?Largura=1280&Altura=939&Sistema=Home
- Aplicativo do Banrisul: http://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw00hn_promocao.aspx?secao_id=3310
- Banrifone: https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw00hn_conteudo_detalhe2_lista.aspx?secao_id=2450
O Banrisul vai atender aos pedidos de prorrogação dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e de micro e pequenas empresas, nos próximos 60 dias, para os contratos vigentes adimplentes e limitados aos valores já utilizados. O pagamento pode ser feito em até quatro vezes, com 60 dias de carência, totalizando prazo de 180 dias.
"As modalidades de empréstimo que não estão contempladas nesta medida são o cartão de crédito e cheque especial, que possuem política de renegociação específica, e o crédito consignado", informa comunicado do órgão.
Dmae
Com orientação para a população evitar deslocamento até os postos de atendimento, o Dmae informa que é possível acessar os serviços pelos canais digitais do órgão.
- Site: www.dmae.prefpoa.com.br
- Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
- E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
- Telefone: 156, opção 2
- WhatsApp Dmae: 51.99332.8170
- Aplicativo: #EuFaçoPOA
Corsan
Para evitar o atendimento presencial, os clientes podem solicitar serviços por meio dos seguintes canais oficiais de relacionamento, que estão à disposição 24 horas:
- App Corsan: gratuito e disponível nas lojas virtuais
- Central de Serviços: www.corsan.com.br
CEEE
Clientes podem acessar serviços do órgão por meio do ambiente virtual e também via telefone.
- Agência Virtual CEEE: https://servicos.ceee.com.br/AgenciaWeb/
- Atendimento via telefone (24 horas por dia, 7 dias por semana): 0800 721 2333
- SMS (informações sobre falta de luz): 27307 - enviar mensagem com a palavra Luz e o número da unidade consumidora (UC - no quadrado amarelo no canto superior direito da conta de luz). Também é possível solicitar outros três serviços por meio das seguintes palavras-chave: Religar: para religação urgente (em até 4h em área urbana) Religarnormal: para religação em até 24h em área urbana e 48h em área rural Leitura: para informar a leitura do medidor (caso o leiturista não tenha acesso ao medidor ou no faturamento plurimensal da área rural)
- As palavras-chave devem ser acompanhadas sempre do número da unidade consumidora (UC).
Conta de telefone
Vivo
- Cliente pode consultar serviços e solicitar atendimentos por meio dos canais digitais
- Meu Vivo: https://login.vivo.com.br/loginmarca/appmanager/marca/publico#
- Aplicativo Aura: https://celular.vivo.com.br/aplicativos/aura/
- Telefone: 10315
Tim
- A TIM recomenda que seus clientes acessem algumas das opções disponíveis para obter a segunda via de conta.
- Aplicativo Meu TIM (disponível para Android e iOS)
- Site www.meutim.tim.com.br (acesso a outros serviços como consulta de saldo, acessa à fatura, recargas e mudança de plano)
- Telefone: *144 ou *144#