Um estudo recente realizado pela empresa gaúcha Marcopolo em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) indica que a renovação de ar no interior dos ônibus da marca oferece mais segurança e bem-estar para os clientes e usuários do transporte coletivo. Nos testes, foi possível comparar, em termos de renovação de ar por pessoa, os valores de um ônibus em relação a uma série de outros ambientes, cujas recomendações para renovação de ar são descritas através da norma ABNT NBR 16401.
Para chegar aos resultados, todas as marcas e modelos de carrocerias da Marcopolo foram testados considerando a capacidade máxima de lotação e com variáveis de velocidade. Os ônibus fabricados pela marca são equipados com dispositivos para renovador de ar que abrangem desde sistemas naturais, como tomadas de ar, até sistemas forçados, como ar-condicionado, capazes de proporcionar uma renovação de ar até 63% maior do que a vazão exigida em estabelecimentos como supermercados (independente do porte), agências bancárias e saguão de aeroportos, por exemplo, mostra o estudo.
Para o diretor de Engenharia da Marcopolo, Luciano Resner, os dados mostram que, quando utilizados de maneira correta, os sistemas de renovação de ar dos ônibus proporcionam o fluxo e renovação de ar necessários para colaborar com a não disseminação da Covid-19. Segundo o executivo, o estudo foi realizado para dar segurança e tranquilidade tanto para os clientes e usuários do transporte coletivo quanto para operadores.
— No momento delicado no qual nos encontramos, existe apreensão quanto à possibilidade de contaminação através de vias aéreas causadas por agentes patológicos, como vírus e bactérias, principalmente em ambientes fechados. Os estudos demonstram que a capacidade de renovação de ar dos dispositivos de ar-condicionado em ônibus, aliada a medidas de segurança como o distanciamento necessário, uso de máscaras e a correta higienização dos veículos e dos sistemas de climatização, é uma importante aliada na prevenção de doenças virais, como é o caso da Covid-19 — explica.
Marcopolo BioSafe
Todos os ônibus produzidos pela empresa obtiveram desempenho acima dos padrões exigidos pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e também estão alinhados com as orientações e recomendações para renovação de ar e sistemas de ar-condicionado da OMS (Organização Mundial da Saúde) e Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento e Ar-condicionado (ASHRAE).
A iniciativa faz parte da plataforma de soluções em biossegurança chamada Marcopolo BioSafe, que torna o transporte e os espaços públicos mais seguros.
Quer saber mais? Acesse marcopolobiosafe.com e conheça todas as novidades.