Com o objetivo de impulsionar um setor fortemente impactado pela enchente de maio, o governo do Estado lançou na manhã desta quarta-feira (18) a Campanha Nacional de Turismo. A ideia é promover o Rio Grande do Sul como um dos principais destinos turísticos do Brasil, a partir de ações de comunicação.
O evento de lançamento foi realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a participação do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, do secretário de Turismo Ronaldo Santini, do secretário de Comunicação Caio Tomazeli, entre outras autoridades e representantes do setor.
Durante a apresentação, Tomazeli ressaltou que não se trata apenas de uma ação publicitária, mas a maior campanha mercadológica de promoção turística da história do Rio Grande do Sul. A intenção é convidar pessoas de todo o Brasil, que ajudaram e torceram pelo Estado após a tragédia, para conhecer os destinos gaúchos, fomentando o setor.
— Agora nós queremos convidar. Convidar o Rio Grande, o Brasil e mundo para que visite a nossa casa, passeie pelas nossas paisagens, vivencie a nossa cultura, conheça nossos sabores, saboreie a gastronomia campeira do Pampa e a da Serra, encontre gaúchos e gaúchas na sua diversidade — reforçou Santini.
Vamos fazer investimento em todas as áreas de mídia para que consigamos mostrar para o Brasil inteiro, além de todo o nosso potencial turístico, que o Estado está em condições de receber os turistas, que as estradas estão abertas, que o comércio está funcionando, que as pousadas, hotéis e todas as atrações turísticas estão em condições de recebê-los.
EDUARDO LEITE
Governador do Rio Grande do Sul
Além de um filme, apresentado nesta quarta, a campanha terá como mote a seguinte frase: “O Brasil abraçou o Rio Grande do Sul. E agora queremos abraçar o Brasil”. A ação também vai destacar as belezas naturais e culturais do nosso território, além da gastronomia gaúcha.
Tomazeli explicou, ainda, que serão implementadas diversas ações de marketing e comunicação, incluindo anúncios em veículos, mídia externa em várias capitais do Brasil, anúncios em aeroportos e ações com influenciadores digitais da área do turismo. O lançamento nacional da campanha será em 26 de setembro e, no total, serão 45 dias de ações.
A intenção é que os turistas sejam impactados pela campanha e possam planejar suas viagens para quando o Aeroporto Salgado Filho estiver reaberto para embarque e desembarque — o que deve ocorrer em 21 de outubro.
— Toda essa ação de publicidade que vamos fazer vai mexer com o mercado, mas é muito importante que o trade (cadeia do setor) esteja preparado, ativado e que vá ao mercado com toda a sua força comercial também para venderem o Rio Grande, os produtos e os serviços, para que as companhias aéreas se preparem junto com o nosso aeroporto e para que todos nós gaúchos estejamos prontos para receber essa mobilização que nós vamos buscar — disse Tomazeli.
De acordo com Leite, R$ 30 milhões serão investidos nessas ações:
— Vamos fazer investimento em todas as áreas de mídia para que consigamos mostrar para o Brasil inteiro, além de todo o nosso potencial turístico, que o Estado está em condições de receber os turistas, que as estradas estão abertas, que o comércio está funcionando, que as pousadas, hotéis e todas as atrações turísticas estão em condições de recebê-los.
O governador enfatizou que a campanha é dirigida às pessoas que se emocionaram com a tragédia que o RS vivenciou e que a vinda de turistas pode ajudar o RS a se recuperar ainda mais fortemente. Apontou ainda que essas ações de promoção se somam a outras medidas que o governo já vem tomando para auxiliar o setor, como o plano de concessão dos aeroportos de Santo Ângelo e de Passo Fundo e os investimentos em pavimentação de estradas nos acessos aos destinos turísticos.
— Esse é o maior investimento que o Estado já fez em promoção do Rio Grande do Sul como destino turístico. Isso é importante porque sabemos que o turismo é gerador de emprego e de renda. É um setor que emprega maciçamente, desde a pousada ao restaurante, as atrações dos parques, das festividades. Cada evento que se realiza movimenta milhares de empregos — ressaltou Leite.