Depois de duas semanas com a unidade da Polícia Federal (PF) do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre, fechada devido a enchente que afetou a região, o processo de emissão de passaportes se encaminha para a volta da normalidade.
O prazo para a entrega dos documentos na Capital é, atualmente, de 15 dias corridos. O posto está atendendo, em média, 250 pessoas por dia, antes da enchente eram 330. Nesta terça-feira (11) o local contava com 217 atendimentos agendados.
A unidade ficou fechada entre os dias 6 e 8 de maio. Do dia 9 a 21 de maio o serviço operou, de forma provisória, na Superintendência da Polícia Federal. Dia 22 voltou com o atendimento no shopping.
Viagens para o segundo semestre
O serviço é realizado por agendamento, com horário marcado. Preenchendo a documentação para emitir o passaporte da filha de oito anos, Estela Krieger Silvello, a mãe Daniela Krieger entrou no site da PF e agendou o serviço para esta terça-feira (11). A intenção é que a filha participe de uma excursão para a Disney, nos Estados Unidos, em outubro com os avós e primos.
— Foi bem rápido e tranquilo. Achei que ia demorar mais, mas o horário de agendamento traz uma facilidade para a gente.
Moradora de Cidreira, no Litoral Norte, Carla Silva, aproveitou a manhã para retirar o seu passaporte já pronto. Recentemente recebeu um comunicado via e-mail que o prazo para a retirada, que é de 90 dias, estava prestes a vencer.
— Recebi o e-mail dia 20 (de maio), mas soube que a partir do dia 3 (de junho) já estava aberto e então vim hoje para cá — explicou — Vou em outubro para a Alemanha visitar a minha filha, que mora há três anos lá.
Documento extraviado
Durante a enchente, muitas pessoas perderam seus documentos. É o caso de Fabio Rodrigues, morador de Eldorado do Sul. O seu passaporte ficou molhado e procurou o posto do shopping para colher informações dos próximos procedimentos.
— Perdi tudo em Eldorado. Só sobrou uma televisão. Agora em julho eu vou para Portugal, tentar a vida lá. Eu trabalho com elevadores e recebi uma proposta de emprego e vou definitivo.
Casos parecidos, segundo a Polícia Federal, se qualificam como extravio. A perda do documento também entra na categoria. O procedimento correto é refazer o passaporte, via agendamento na internet, e apresentar um boletim de ocorrência da perda do material.
Modalidades de passaporte
Conforme a Polícia Federal, normalmente o posto conta com três modalidades de passaporte: o regular, que está com o prazo de 15 dias; o de urgência, com taxa extra para receber o documento com mais rapidez; e o de emergência, que é emitido na hora. No momento, o de urgência não está sendo confeccionado. O de emergência só está sendo emitido em três ocasiões: casos de viagens envolvendo saúde, causas humanitárias ou trabalho.
O regular é realizado com o agendamento via internet e o atendimento no posto policial. Após a coleta de dados, as informações são encaminhadas para a Casa da Moeda, no Rio de Janeiro. O documento pronto vai de avião até Florianópolis (SC) e chega de caminhão em Porto Alegre. A PF ressalta que o prazo de 15 dias é para o documento chegar na Capital gaúcha, depois é encaminhado via terrestre para as 13 delegacias do interior, o que, nesses locais, eleva o prazo.