A Polícia Federal (PF) retoma, a partir desta quarta-feira (22), a emissão de passaportes em Porto Alegre. O prazo estimado para a entrega do documento, que normalmente é de sete dias, vai subir para 15. Em razão da situação que o Estado enfrenta com a enchente, foi necessária uma alteração logística do envio dos documentos.
Normalmente os passaportes vêm prontos da Casa da Moeda, no Rio de Janeiro. O material chega a Porto Alegre e é distribuído para o Interior. A partir de quarta, a Polícia Federal assume essa distribuição. Na quarta-feira (23), chega o primeiro lote com os documentos. Até sexta-feira (24), cerca de 1,4 mil passaportes devem chegar à Capital.
O posto de expedição de Porto Alegre funciona no Praia de Belas Shopping, que ficou alagado. O horário segue sendo o de funcionamento padrão, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com agendamento pelo site. A entrega ocorre das 9h às 18h.
Pessoas que tinham agendamentos marcados para o período em que a unidade ficou fechada poderão remarcar os serviços por meio do site da Polícia Federal.
Ainda conforme a PF, no período em que a unidade do Praia de Belas esteve fechada, documentos emitidos até dia 30 de abril seguiram sendo entregues na sede do órgão.
Veja nota da Casa da Moeda
Em razão da calamidade que acometeu o Estado do Rio Grande do Sul, as entregas dos passaportes no Estado foram comprometidas inicialmente. No entanto, informamos que a Casa da Moeda do Brasil e a Polícia Federal trabalharam em conjunto e o envio dos passaportes para o Rio Grande do Sul foi restabelecido.