Moradores do Rio Grande do Sul não estão recebendo o passaporte desde o início do mês. Conforme a Polícia Federal, a Casa da Moeda não está conseguindo enviar o documento pronto ao Estado. O motivo são as dificuldades logísticas causadas pelo estado de calamidade que atinge o RS.
O problema ocorre desde o dia 9 de maio. Não há previsão para que a situação normalize. A reportagem de GZH entrou em contato com a superintendência da PF de Porto Alegre e de Caxias do Sul, na Serra. Nos dois casos, há atraso na entrega do documento.
A orientação dada nos locais procurados pela reportagem é que a população preencha o formulário no site, efetue o pagamento da guia, agende a ida até a superintendência para fazer a foto e entregue os documentos. Nesse momento, no entanto, é informado que o passaporte não tem previsão para ser entregue.
A orientação para quem tem urgência para a retirada é agendar a confecção para Santa Catarina ou outro Estado. No entanto, é necessário esperar ou retornar após 10 dias para retirar o documento no mesmo local.
Nota da Casa da Moeda
Em razão da calamidade que acometeu o Estado do Rio Grande do Sul, as entregas dos passaportes no Estado foram comprometidas inicialmente. No entanto, informamos que a Casa da Moeda do Brasil e a Polícia Federal trabalharam em conjunto e o envio dos passaportes para o Rio Grande do Sul foi restabelecido.