O ParkShopping Canoas vai servir como ponto de embarque e desembarque de passageiros de voos comerciais operados na Base Aérea de Canoas. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (21), pela Fraport, empresa que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho. O aeroporto de Porto Alegre não recebe voos desde 3 de maio em razão das cheias, que já deixaram mais de 160 mortos no Rio Grande do Sul.
O centro comercial fica localizado na Avenida Farroupilha, 4.545, bairro Marechal Rondon, a cerca de 3,4 quilômetros da base aérea, trajeto percorrido de carro em aproximadamente 10 minutos. A distância entre o shopping e o Aeroporto Salgado Filho é de 9,6 km.
A administradora afirma que "a estrutura do ParkShopping Canoas fará parte desta operação, onde a Fraport receberá os passageiros para os procedimentos de segurança e embarque, antes do deslocamento via terrestre até a Base Aérea de Canoas".
O ParkShopping Canoas, que pertencente à Multiplan, informou não ter detalhes da operação.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou na segunda-feira (20) que voos comerciais poderão operar da Base Aérea de Canoas a partir desta quarta-feira. Serão 35 voos por semana, com uma expectativa de 6 mil passageiros. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou que a Fraport deve manter contato "permanente" com passageiros sobre voos na Base Aérea.
O que dizem as empresas
A Latam vai começar a operar no local a partir de 27 de maio, com voos entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. Serão voos diários na rota Guarulhos/Canoas e cinco voos semanais na rota Congonhas/Canoas (exceto quartas e sábados). A companhia vai utilizar aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 176 passageiros.
Os embarques e desembarques vão ser realizados com o apoio de ônibus. A operação vai ocorrer das 6h às 18h, e o check-in de cada voo será encerrado uma hora antes da decolagem.
Já a Azul vai ter voos a partir de 1º de junho, entre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e a Base Aérea de Canoas, com aviões Embraer E1-195. A empresa segue operando dos terminais de Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana, com saídas de Campinas e Curitiba.
A empresa pede que os passageiros se apresentem no shopping com três horas de antecedência e que o check-in será encerrado 90 minutos antes das partidas dos voos. A Azul explica que a entrada no shopping será pelo acesso B e que o ponto de embarque ficará ao lado da pista de patinação. Os passageiros que desembarcarem na Base Aérea serão levados de ônibus ao acesso B. Ao chegar para o embarque no shopping, os passageiros terão as bagagens etiquetadas. As malas vão seguir com o passageiro no trajeto de ônibus até o avião.
A Gol anunciou o retorno dos voos em Porto Alegre a partir do dia 1º de junho. A partir dessa data, a companhia vai disponibilizar até nove voos semanais diretos, de ida e volta, entre o aeroporto de São Paulo/Guarulhos e Canoas.
Todos os dias da semana, o voo G3 9084 sairá do aeroporto de São Paulo/Guarulhos rumo a Canoas às 10h15min, com aterrissagem prevista para às 12h em solo gaúcho. Já o G3 9085, de volta para São Paulo/Guarulhos, alçará voo às 13h30min na região metropolitana de Porto Alegre, com pouso previsto para às 15h10min na capital paulista, também de forma diária. Às quartas e sábados, o voo G3 9086 sairá de Guarulhos às 6h15min para chegar à Base Aérea de Canoas às 8h. Já o voo de retorno, G3 9087, deixa o solo gaúcho às 9h30min e aterrissa em GRU às 11h10min, sempre às quartas e sábados.
A Gol informa que todo o atendimento aos clientes em Canoas terá como ponto focal o ParkShopping Canoas (Av. Farroupilha, 4.545, Marechal Rondon, Canoas). Os processos de check-in, despacho de bagagem, embarque e desembarque serão realizados unicamente no ParkShopping Canoas, e não na base aérea militar de Canoas.
Para reforçar esse atendimento especial aos Clientes, nos canais de vendas da Companhia o nome da base será: Canoas – ParkShopping (QNS).