Apesar da popularidade de destinos ocidentais como Londres e Nova York, a cidade mais visitada no último ano fica no hemisfério leste. Istambul é uma das poucas cidades do mundo que ocupa dois continentes, a Europa e a Ásia. A capital cultural e econômica da Turquia recebeu cerca de 20,2 milhões de turistas apenas em 2023, segundo estudo do Euromonitor International. As informações são do jornal O Globo.
Dados de atividade e desempenho foram considerados pela análise para determinar o ranking das dez cidades mais procuradas por visitantes de outros países. Conforme a empresa, as viagens internacionais aumentaram em 38% em relação ao ano de 2022, número que garante um patamar de índices anteriores à pandemia.
A liderança de Istambul é explicada por uma série de fatores, que vão desde a mistura de diferentes aspectos culturais no mesmo lugar até a simplificação das leis para viajantes do Canadá e dos Estados Unidos, algo que foi determinado pelo governo turco.
A cidade também é sede de alguns dos pontos turísticos mais visitados do mundo, como o Palácio de Topkapi, a Hagia Sophia (Santa Sofia), a Torre de Gálata e a Mesquita Azul.
As cidades mais visitadas em 2023, em número de turistas
- Istambul, Turquia: 20,2 milhões
- Londres, Reino Unido: 18,8 milhões
- Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU): 16,8 milhões
- Antália, Turquia: 16,5 milhões
- Paris, França: 15,5 milhões
- Hong Kong: 14,7 milhões
- Bangkok, Tailândia: 12,2 milhões
- Nova York, EUA: 11,7 milhões
- Cancún, México: 10,8 milhões
- Meca, Arábia Saudita: 10,8 milhões