O país natal de Salvador Dalí, Miguel de Cervantes e Pedro Almodóvar presenteia o mundo com sua cultura há séculos. Grande parte dos turistas que escolhem a Espanha como destino estão interessados em conhecer de perto obras grandiosas, como a Sagrada Família, projetada por Antoni Gaudí, ou desfrutar de um litoral belíssimo, que oferece mais de 3 mil horas de sol por ano. Mas as agências de turismo têm percebido um novo foco entre os viajantes brasileiros que desejam visitar as terras espanholas. E que está repleto de sabores e aromas encantadores.
O turismo gastronômico, focado especialmente na culinária típica, tem feito muitos países investirem na divulgação de seus pratos tradicionais e também em produtos, como a cerveja. Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV-RS), João Augusto Machado, a Espanha está se consolidando como um grande destino para os amantes da gastronomia e também dos vinhos.
— Recentemente, tivemos um evento aqui no Rio Grande do Sul, onde fomos apresentados a diferentes regiões da Espanha por meio do tipo de vinho e de uva produzido no local. Tinha uma receita do Vinho da Serra, que é um vinho com um pouco de açúcar — lembra.
O país ibérico tem tradição na enocultura. Foi lá que surgiram importantes uvas e também formas de classificação de rótulos e técnicas de vinificação. Atualmente, o país ocupa o terceiro lugar na lista dos maiores produtores de vinhos mundiais, elaborada pela Organization of Vine and Wine, ficando atrás apenas da Itália e da França.
Trilogia culinária
O investimento da Espanha no turismo gastronômico parece ser um espelho de seu povo apaixonado por reunir pessoas em volta de mesas, seja em almoços familiares ou em grandes festas que movimentam cidades inteiras em torno dos diferentes sabores típicos de cada região do país. A coordenadora geral do Instituto Cervantes em Porto Alegre, Raquel Romero Guillemas, que recentemente fixou residência em Brasília após anos em Madri, acredita que parte da força do povo espanhol está em suas receitas, das mais simples às mais elaboradas.
— Para um espanhol, comer e falar de comida é um dos maiores prazeres da vida, e nossa culinária é feita de experiências variadas e coloridas de norte a sul, cheia de influências, como a árabe no centro-sul da península e na costa mediterrânea, e de frutos do mar, na costa atlântica. Cada região traz suas características, guiadas por uma trilogia em comum: pão (trigo), azeite de oliva (oliveiras) e vinho (videiras). A comida é capaz de contar a história de uma família, região ou país — comenta.
Explorar a culinária típica espanhola está sempre na agenda da turismóloga e sócia-proprietária da Viaggio Quarta Colônia, Andreia Brondani. Responsável por levar vários grupos para o país, ela acredita que a gastronomia pode ser um guia para conhecer melhor a arte e a cultura, já que o povo espanhol se manifesta muito por meio de suas receitas.
Chay Amorim, sócia da Casamundi Turismo e Cultura, destaca a presença da culinária mediterrânea, que desde 2013 é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, como um dos atrativos para os apaixonados por gastronomia conhecerem a Espanha. A Costa do Sol, localizada na região da Andaluzia, é uma rota de cerca de 180 quilômetros composta de área rural e também litorânea, cheia de sabores únicos e de histórias.
— Definitivamente, as tapas e a paella são os pratos típicos espanhóis mais conhecidos mundo afora. Mas, assim como a maioria dos países com grandes extensões, há muitas variações de acordo com as regiões. Em todo país, são comuns o jamón ibérico, as batatas fritas e temperadas, servidas com molhos ou tortillas de batata, os mexilhões, as lulas fritas e as olivas. Obviamente, por estar próximo ao mar, a Costa do Sol e a Andaluzia, como um todo, têm ênfase nos peixes e frutos do mar, além de pratos com influência árabe, fruto da ocupação muçulmana por séculos — explica Chay.
Programe-se
- Pacote incluindo passagens de ida e volta e estadia de 12 dias em hotel quatro estrelas, quarto duplo, com café da manhã incluso e translados (aeroporto, hotel, aeroporto). O valor é a partir de 5.990 euros por pessoa ( mais de R$ 32 mil na cotação atual)
- As datas foram cotadas para viagem em maio de 2024
- Informações pelo site viaggio.tur.br, pelo perfil no Instagram @viaggio_qc ou pelos fones (55) 3263-1288 e (55) 99626.9187