O turismo gastronômico, focado especialmente na culinária típica, tem feito muitos países investirem na divulgação de pratos tradicionais. Na Espanha, além de do litoral e de obras de arte conhecidas no mundo todo, o público busca pelas experiências que a mesa farta pode oferecer.
Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV-RS), João Augusto Machado, a Espanha está se consolidando como um grande destino para os amantes da gastronomia e também dos vinhos.
As agências de turismo têm percebido o novo foco entre os viajantes brasileiros, que buscam pelos muitos sabores e aromas encantadores.
Confira alguns lugares para visitar quando viajar à Espanha
Restaurante Sobrino de Botín
Fundado em 1725, o local é uma verdadeira instituição da cidade de Madri, frequentado por personalidades como o artista Francisco de Goya e o escritor norte-americano Ernest Hemingway, cuja mesa preferida é preservada até hoje. A especialidade local é o cochinillo asado, um leitão de apenas 28 dias que é alimentado unicamente com leite e assado no forno à lenha.
Chocolateria San Ginés
A mais tradicional churreria de Madri foi fundada em 1894 e funciona 24 horas por dia no coração da cidade. Os churros da San Ginés ficaram famosos por conta das pessoas que frequentavam o Teatro Real. Após o término dos espetáculos, os espectadores faziam uma parada no local para degustar churros com chocolate quente. As filas costumam ser gigantes, mas o atendimento é rápido. O espaço também oferece mesas na parte externa, para que os visitantes degustem os autênticos churros madrileños enquanto admiram a beleza da cidade. A decoração é repleta de fotos antigas, que contam um pouco da história do lugar. Os valores são a partir de 4,80 euros (R$ pouco mais de R$ 25).
Mercado La Boquería
— O local era um antigo estacionamento e oferece várias opções de restaurantes, além de um bar enorme, localizado em seu centro. Lá, eles cortam jamón, o típico presunto espanhol, e os visitantes podem escolher o que querem comer e beber entre as muitas opções. É o lugar onde os moradores de Barcelona vão para um happy hour, uma excelente opção — ressalta Andreia Brondani, sócia-proprietária da Viaggio Quarta Colônia.
Outro local imperdível para quem quer provar a culinária local é o El Nacional, o primeiro restaurante de Barcelona.
Hotéis gastronômicos
Há vários locais que oferecem hospedagem com foco na gastronomia por toda a Catalunha, mas Barcelona costuma ter as melhores opções. Com no máximo 60 quartos, os hotéis gastronômicos oferecem restaurantes focados em receitas locais e ingredientes selecionados. Quem quiser algo ainda mais exclusivo, pode encontrar coletivos formados por cozinheiros e produtores locais, uma parceria que garante ingredientes frescos em receitas únicas.
Valladolid
A cidade é famosa por seus vinhos e tapas, oferecendo a melhor rota para quem quer degustar dessa tradicional delícia espanhola. Na Plaza Mayor, é possível encontrar diversos locais que oferecem desde sabores clássicos até receitas mais contemporâneas. Para os que gostam de pratos mais requintados, vale conferir o famoso Bacalhau à Valladolid, com um mix de especiarias e legumes assados em panela de barro, o que garante um sabor autêntico. Há vários locais especializados em pratos à base de mariscos, outra iguaria típica do local.
Ilhas Canárias
Um dos locais mais lindos do litoral espanhol também é famoso pela pata de cochino al horno, oferecida pelos principais restaurantes da região. As frutas também têm destaque, já que o local produz as melhores bananas do país. A comparação com a fruta brasileira é inevitável, mas o sabor adocicado é presente em sobremesas locais, atraindo turistas de diferentes lugares do mundo.
Roteiros enogastronômicos
A Espanha é o país com maior área dedicada ao plantio de videiras do mundo, cultivadas em diferentes altitudes, climas e geografias. Cada vinho tem suas características.
Algumas das regiões vinícolas espanholas mais importantes são Rías Baixas na Galícia, Ribera del Duero em Castela e Leon, Rioja e Navarra ao norte; Penedès, Priorat na Catalunha; Jerez na Andaluzia e La Mancha, no centro do país.
A Mercatur Premium, operadora que atende agências de turismo no Brasil, faz roteiros personalizados com experiências em enogastronomia, que podem ser conhecidas em sua recente revista digital sobre a Espanha.
— Os valores variam bastante de acordo com a vivência escolhida, a hotelaria e o período. Certamente o agente de viagens que conhece bem seu cliente saberá desenhar a melhor opção para cada pessoa — explica Ilana Finkelstein, diretora da Mercatur Premium.