Foz do Iguaçu, no Paraná, é a representante brasileira na lista global de destinos que oferecem uma estada sustentável, conforme levantamento foi feito pela plataforma de viagens Booking.com. Fazer do turismo uma atividade com menos impacto no meio ambiente é um dos desafios do setor no momento.
A preocupação com a área ambiental suscita debates sobre como integrar o desenvolvimento econômico ao respeito às comunidades locais.
Além de Foz, o top 10 global conta com: Merano (Itália) Tainan (Taiwan) Santa Marta (Colômbia) Stellenbosch (África do Sul) Charlotte (Estados Unidos) Hanmer Springs (Nova Zelândia) Munique (Alemanha) Nusa Penida (Indonésia) Salzburg (Áustria).
Veja cinco lugares para visitar em Foz do Iguaçu
1. Cataratas do Iguaçu
Difícil citar Foz do Iguaçu e não relacionar a cidade às Cataratas do Iguaçu. O local fica no Parque Nacional do Iguaçu e engloba um conjunto de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, que ficam na bacia hidrográfica do rio Paraná.
Em 2011, as Cataratas do Iguaçu foram eleitas uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo em um concurso global organizado pela New Open World Corporation (NOWC). A atração não é apenas brasileira: em Puerto Iguazú, no lado argentino, há o Parque Nacional del Iguazú à disposição do turista. Os dois locais foram considerados Patrimônio da Unesco entre 1984 e 1987.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; sábado e domingo, 8h30min às 16h
Endereço: km 18 da BR-469
Contato: pelo site
2. Macuco Safari
A atividade oferece um passeio nas águas das Cataratas do Iguaçu. O passeio tem um percurso de cerca de 10 minutos pela mata feito em um carro elétrico. No deslocamento, um guia dá várias informações sobre o parque, a fauna e a flora da região.
Depois do deslocamento, o visitante caminha cerca de 600 metros em meio à floresta e chega à base principal do passeio onde há lanchonetes, banheiros e armários para guardar roupas e pertences antes do passeio na água. Por fim, os turistas recebem coletes salva-vidas, entram em botes e chegam próximos às quedas de água das Cataratas.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 8h30min às 17h
Endereço: km 25 da BR-469, no Parque Nacional do Iguaçu
Contato: (45) 3574-4244 e (45) 99134-4168 ou pelo site
3. Marco das Três Fronteiras
O ponto turístico está localizado na divisa entre o Brasil, Argentina e Paraguai. Ele fica no local onde os países estabeleceram seus limites territoriais: há um obelisco pintado nas cores do Brasil. Dali é possível ver o encontro dos rios Iguaçu e Paraná.
Na entrada, onde está localizado o Centro de Visitantes, há uma construção inspirada nas Missões Jesuíticas – povoados indígenas criados por Padres Jesuítas entre os séculos 16 e 18. O prédio abriga itens desse período. A estrutura do marco oferece bares, restaurantes e lojas para compra de lembranças. As atrações culturais também são destaque: à noite há shows de danças que contam o processo de colonização dos três países, com bailarinos da região vestidos a caráter.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 14h às 21h
Endereço: Três Fronteiras, sem número, Loteamento Parque das Três Fronteiras
Contato: (45) 3132-4100 e contato@marcodastresfronteiras.com.br e site
4. Usina Hidrelétrica de Itaipu
Também conhecida como Itaipu Binacional, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é responsável por produzir energia para o Brasil e o Paraguai. Mas não apenas isso: o local é destino turístico em Foz do Iguaçu. Há quatro roteiros organizados durante todo o ano que mostram a estrutura de diversas perspectivas. No passeio “Itaipu Panorâmica”, os turistas conhecem a área em um ônibus que visita os principais cartões-postais do local.
Na “Itaipu Especial” é possível conhecer a parte interna da usina e sentir a vibração nas paredes internas da barragem. Já o roteiro “Itaipu Iluminada” ocorre à noite e mostra, do Mirante Central, uma visão da barragem iluminada por 747 refletores e 112 luminárias.
O contato com a natureza também é oferecido na usina que mantém o Refúgio Biológico Bela Vista. O passeio pela unidade de proteção, criada para preservar a fauna e a flora durante a formação do reservatório da usina, contorna o Canal da Piracema até chegar às edificações do refúgio. São dois quilômetros de caminhada em uma trilha em meio à floresta nativa.
Funcionamento: depende do roteiro escolhido
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6702, Foz do Iguaçu
Contato: (45) 9 9131-9119 e (45) 3576-7000 e site
5. Parque das Aves
O Parque das Aves é o segundo atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu, atrás apenas das Cataratas. O local oferece o contato próximo aos animais em viveiros situados em meio a 16 hectares de Mata Atlântica nativa. A atração fica próxima ao Parque Nacional do Iguaçu, o que permite ao turista visitar os dois locais na sequência.
O Parque das Aves é um dos maiores do tipo na América Latina, e preserva espécies em risco de extinção. A lista de atrações é grande: papagaios, flamingos, mutuns, jacutingas, harpias, urubus, tucanos, araras e corujas. Alguns dos viveiros permitem a entrada do visitante, outros são apenas para observação a distância.
Além de aves, répteis como sucuris, jiboias e jacarés podem ser avistados no local. O passeio dura entre uma e duas horas e é feito sem a necessidade de um guia. Durante todo o trecho há profissionais que orientam o turista, além de placas que informam as espécies abrigadas nos viveiros.
Funcionamento: todos os dias, das 8h30min às 16h30min
Endereço: Avenida das Cataratas, 12.450, Foz do Iguaçu, ao lado do Parque Nacional Contato: (45) 3529-8282
Contato: pelo site
* O repórter viajou a convite da Booking.