A Lomba Grande, em Novo Hamburgo, está na lista dos cinco destinos de “Melhores Vilas Turísticas”. A seleção foi realizada pelo Ministério do Turismo (MTur), que elencou cinco rotas brasileiras que representarão o Brasil no concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas” (Best Tourism Villages). A iniciativa, desenvolvida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), promove as maiores vilas rurais do mundo.
Podem participar localidades rurais com menos de 15 mil habitantes, desde que se caracterizem por atividades como pecuária, pesca ou agricultura. A Lomba Grande conta com áreas para descanso, lazer e esportes. Em abril deste ano, a prefeitura local lançou uma rota turística para valorizar os atributos regionais, o Caminhos de Lomba Grande.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues comenta que a indicação é uma forma de reconhecer o trabalho que vem sendo realizado na região.
—É um motivo de orgulho e grande alegria. Isso demonstra que o esforço do executivo e do setor privado está sendo valorizado. Apesar do pouco tempo que estamos fomentando a rota de Lomba Grande, os resultados já estão sendo reconhecidos—aponta.
A titular da pasta lembra que o bairro é antigo, mas que as ações voltadas para o turismo são recentes, e que há investimento em infraestrutura.
Sobre as expectativas do município para a premiação, a secretária afirma que independentemente do resultado final, o fato de o bairro estar presente na lista da OMT comprova que o trabalho realizado de forma conjunta está no caminho certo.
—Nossos passos estão na direção certa e mostram nosso valor de comunidade. Sentimos que já ganhamos e os lucros já vieram. Estamos comemorando essa integração da comunidade em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável—avalia.
Após três meses de lançar uma rota turística no bairro, a secretária afirma que houve aumento da qualificação dos estabelecimentos locais. E que o trabalho realizado no município valorizou a gastronomia local e estimulou os empreendedores a investirem.
Sonho realizado
A iniciativa de desenvolvimento da rota Caminhos de Lomba Grande conta com a parceria do Sebrae que auxilia na criação de estratégias para potencializar o que já existe no bairro rural.
Morgana Spezzia, de 38 anos, é empreendedora de uma das atrações de Lomba Grande, o Sítio 3 Figueiras, que inaugurou em 2020, no início da pandemia.
—Sentimos muito orgulho em fazer parte do início desse processo de desenvolvimento para nossa Lomba Grande. Poder trazer o turista para conhecer nossa cultura, a natureza exuberante e ainda com uma gastronomia diversificada com produtos locais, nos faz acreditar que estamos no caminho certo—afirma.
Morgana cuida do negócio junto com o marido e os dois filhos e diz que esse incentivo é a realização de um grande sonho dos empreendedores locais.
—Hoje podemos dizer que com as qualificações e estruturação que passamos, estamos prontos para a entrega de produtos e serviços de excelência para o consumidor—conta.
Segundo ela, a indicação é uma motivação para seguir em busca do sucesso da rota turística.
—É muito gratificante saber que todo esforço para a construção desse projeto valeu a pena. Estar entre as cinco rotas indicadas pelo ministério já é uma grande conquista independente do resultado que teremos lá na OMT.
Premiação
O resultado da seleção será divulgado em outubro, na Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo. Por meio dos destinos enviados pelo Ministério do Turismo, a organização selecionará apenas dois representantes para concorrer à premiação.
O reconhecimento concedido pelo OMT é um incentivo à continuidade dos investimentos em infraestrutura turística, na preservação do meio ambiente, e na capacitação de profissionais. Com o objetivo de aprimorar a experiência dos visitantes e fortalecer a competitividade das vilas turísticas brasileiras no mercado global, afirmou o Ministério.
Saiba mais sobre outros destinos selecionados
Além de Lomba Grande, os outros destinos selecionados são: Tuiuti (SP), Vila de Entre Rios (PR), Vila Dona Francisca (SC) e Caraguatatuba (SP). Desta lista, dois destinos serão escolhidos pela OMT para concorrer a premiação.
Vila Dona Francisca (SC) – Cercada de paisagens bucólicas do campo e propriedades com belos jardins que compõem um cenário único da serra catarinense, o roteiro de Vila Dona Francisca proporciona experiências imersivas pela cultura alemã, passando por propriedades históricas e rurais que possuem uma construção colonial de tirar o fôlego.
Tuiuti (SP) – O município de Tuiuti, no interior de São Paulo, carrega tranquilidade e um clima rural, com capelas e trilhas com circuitos de águas cheios de encanto. A cidade foi construída em 1902, mas apenas em 1991 o antigo distrito se tornou realmente uma cidade.
Vila de Entre Rios (PR) – Localizada a 14km da cidade de Guarapuava, capital da cevada e do malte no Centro Sul do Paraná, a vila de Entre Rios é composta por cinco colônias distribuídas em forma de ferradura, são elas: Jordãozinho, Samambaia, Vitória, Socorro e Cachoeira. Um lugar inesquecível para degustar várias cervejas premiadas e a culinária típica.
Caraguatatuba (SP) – Viajando para o litoral norte de São Paulo, Caraguatatuba fornece belas paisagens naturais com cachoeiras, a riqueza da Mata Atlântica, praias e um admirável pôr do sol.