Brasileiros com passagens compradas para o México estão enfrentando um dilema: uma falha no sistema do governo mexicano impede a emissão da autorização eletrônica para entrar no país. Segundo relatos de agências de turismo ouvidas nesta terça-feira (5) por GZH, é um problema que vem ocorrendo há cerca de um mês, e alguns clientes estão precisando remarcar as viagens.
A autorização eletrônica para ingressar no México passou a ser exigida em dezembro de 2021 após o governo mexicano suspender o acordo de isenção de visto para cidadãos brasileiros. A justificativa dada em comunicado é que foi uma medida implementada para combater abusos por parte de redes de organizações criminosas dedicadas ao tráfico ilícito de pessoas.
O documento é gratuito, deve ser emitido no site do governo mexicano e vale somente para viagens via aérea. Quem tenta preencher os dados, no entanto, acaba se deparando com uma mensagem de "Não processada".
Segundo a gerente da agência CVC do Shopping Praia de Belas, de Porto Alegre, Kamila Biolo Leite, antes de o sistema apresentar problemas, o turista que iria entrar no México podia emitir a autorização eletrônica até 24 horas antes do embarque.
Agora, os clientes são orientados a acessarem incessantemente o site do governo mexicano, dependendo da sorte para que a autorização seja emitida.
— O sistema fica variando. Dependendo de quanto insistir, a pessoa consegue — diz.
Dono da agência Turispoa, também de Porto Alegre, Rodrigo Simas está orientando os clientes com passagens compradas para Cancun, principal destino no México, a remarcar a viagem caso não consigam emitir a autorização com certa antecedência. É um banho de água fria em quem estava com tudo organizado para viajar.
— Diariamente o pessoal fica tentando e não consegue. Alguns desistem da viagem e pedem para alterar a data. Eles se programaram, deixaram tudo redondinho, e agora têm esse problema que não é deles, nem da nossa agência, é do governo do México. Nós já tentamos contato com o Consulado do México no Brasil, mas não retornaram ainda — diz.
A reportagem de GZH acionou o Consulado do México no Brasil pedindo informações sobre o problema no sistema do governo mexicano, mas não obteve retorno. Também encaminhou questionamentos à imprensa do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), e novamente não conseguiu respostas.
Um comunicado disponível no site do governo do México informa que a autorização eletrônica permanece necessária para ingresso no país, e que o serviço só é oferecido no site do Instituto Nacional de Migração (INM) do México. Reforça que o Consulado do México no Brasil não tem participação no processo, de modo que os turistas devem seguir tentando emitir o documento.
Caso não consigam, a orientação é que solicitem agendamento para obter o visto de forma presencial em algum dos consulados do México no Brasil.
Veja, abaixo, o comunicado completo:
"(...) o Sistema de Autorização Eletrônica (SAE, visto eletrônico) é um serviço online e gratuito do Instituto Nacional de Migração do México. A Autorização Eletrônica só pode ser obtida através do site desse órgão emissor. O Consulado não tem participação nesse processo. Por este motivo, pedimos aos interessados que precisem dela que realizem nova tentativa no intuito de obter a aprovação.
Caso a Autorização Eletrônica continue sendo negada (“Não Processada”) na nova solicitação, as pessoas interessadas deverão solicitar um agendamento para trâmite de Visto no Consulado do México. Este trâmite é completamente distinto ao trâmite de Autorização Eletrônica, possui seus próprios requisitos e requer solicitação formal de maneira presencial em algum dos Consulados do México com agendamento prévio obrigatório. Para evitar problemas nas viagens ao México, sugere-se a solicitação de visto pelo sistema de agendamento https://citas.sre.gob.mx/ aos cidadãos brasileiros com viagens agendadas para o país.
Se o sistema de agendamento não permitir você prosseguir ou marcar um horário significa que não há agendamentos disponíveis no momento. Lembre-se de que na terceira semana de cada mês habilitam-se os agendamentos do mês seguinte, por isso recomendamos que verifique a disponibilidade."