Quem está planejando uma viagem aos Estados Unidos e ainda não tem o visto de turismo e negócios só vai conseguir agendar a entrevista presencial para daqui a um ano (ou até mais) no Consulado de Porto Alegre. A procura, que já era alta, cresceu ainda mais nos últimos dois meses.
Em maio, GZH mostrou que a fila de espera estava estimada em 232 dias. Já nesta sexta-feira (1º), o site oficial da Embaixada dos Estados Unidos previa 384 dias para a entrevista na Capital.
— A próxima data disponível para agendamento é 14 de julho de 2023 (resposta dada às 10h42min desta sexta-feira). Isso muda bastante, de tarde pode já ter outra data. Tem ficado cada vez mais distante. De tempos em tempos, o consulado abria diversas datas ainda em 2022 e elas esgotavam bem rápido, mas isso não tem acontecido mais — explica Thiago Michaelsen, um dos sócios da empresa Sul Vistos, que presta assessoramento para viajantes.
O especialista afirma que a situação não é exclusiva de Porto Alegre. As outras unidades no restante do país também estão sobrecarregadas pela demanda que ficou represada com a pandemia.
— O Consulado que tem datas mais próximas é Brasília, com vagas no final de janeiro. Depois vem Recife, com algumas datas em março e abril. Rio de Janeiro e São Paulo só em agosto — comenta Michaelsen.
Vinicius Oliveira, 41 anos, iniciou o processo do visto no dia 29 de junho deste ano e só conseguiu data para a entrevista presencial em Porto Alegre 406 dias depois, no dia 10 de agosto de 2023. O servidor público conta que comprou um pacote para viajar com a família para Orlando e pretendia ir justamente no mês em que conseguiu a entrevista.
—O nosso planejamento era que um ano antes da viagem a gente providenciasse os vistos. Na nossa ideia, era mais do que suficiente, porém a gente se surpreendeu, porque estava levando mais de um ano só para o agendamento — comenta Vinicius, que adiou o embarque para setembro do ano que vem.
O prazo mais longo é para quem vai viajar pela primeira vez e necessita do visto B1/B2 (Negócios/Turismo). A espera também é maior para as pessoas que precisam de entrevista para renovação.
Em nota, o Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre orientou que os interessados no visto de turismo e negócios planejem a viagem com antecedência e solicitem vistos o mais rápido possível: "Sabemos que longos tempos de espera são frustrantes. Pode levar algum tempo para lidar com a demanda reprimida que aconteceu devido à pandemia de covid-19. Por favor, seja paciente e verifique nosso site com frequência, pois estamos trabalhando duro para aumentar a disponibilidade de agendamentos".
O Consulado também salientou que está trabalhando para aumentar a disponibilidade de consultas para todas as classes de vistos. "À medida que a situação do covid-19 no Brasil continua a melhorar, adicionaremos novas vagas sempre que pudermos. Acompanhe o site frequentemente, pois novos agendamentos podem ser abertos sem aviso prévio. Se você encontrar um vaga mais cedo, você pode remarcar para a nova data usando nosso sistema online".
Prazo para outros casos
Quem possui o visto vencido e tem renovação isenta de entrevista está encontrando datas ainda nesse ano, como em outubro.
Para viagens de intercâmbio e estudos, o cenário é outro. Em Porto Alegre, esta modalidade de visto está com 25 dias de previsão. Outras permissões para não-imigrantes levam em média 21 dias.
Casos para emissão de urgência podem ser atendidos em um prazo reduzido. Aqui podem ser consideradas viagens de negócios, participações em congressos, eventos ou até questões de saúde. Nessas circunstâncias, o Consulado avalia e dá o encaminhamento necessário.
Como funciona o processo
O interessado inicia o pedido de visto pelo site da embaixada dos Estados Unidos. A primeira etapa é o envio do formulário de solicitação de visto online (DS-160).
Depois disso, deve ser paga a taxa de solicitação no valor de US$ 160 (cerca de R$ 848). O pagamento pode ser realizado no boleto ou cartão de crédito.
Após a confirmação, é possível agendar a entrevista presencial no consulado ou embaixada. O interessado deve comparecer na data marcada com os documentos solicitados e responder perguntas como o motivo da viagem, qual local pretende visitar, além de detalhes sobre o orçamento e outros questionamentos.
A aprovação ou não do visto americano ocorre logo após a entrevista. Em Porto Alegre, após a aprovação, o prazo para a devolução do passaporte, com o visto, é de no máximo 10 dias úteis.