Os voos diretos entre Porto Alegre e Buenos Aires, na Argentina, estão confirmados para serem retomados pela Aerolíneas Argentinas a partir de 4 de abril, segundo o Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur).
Conforme o secretário executivo do Inprotur, Ricardo Sosa, serão quatro voos semanais da capital gaúcha direto para a capital argentina. Ainda de acordo com Sosa, o Rio Grande do Sul é um dos Estados brasileiros alvo da Argentina para divulgação do turismo por ter 11 milhões de habitantes. No período pré-pandemia, Porto Alegre era o segundo aeroporto brasileiro maior emissor de turistas por via aérea para a Argentina. Anualmente, eram 140 mil turistas saindo da Capital e ingressando no terreno vizinho.
Desde outubro do ano passado, quando começaram a ser abertas as fronteiras, pelo menos 200 mil brasileiros já visitaram a Argentina, o que corresponde a 18% dos números do período pré-pandemia.
— Os ministérios do Turismo e da Saúde argentinos trabalharam para flexibilizar a entrada de turistas brasileiros. Consequentemente, foram estabelecidos protocolos sanitários para receber os turistas internacionais. A melhora na infraestrutura dos aeroportos, a forte divulgação no Brasil, a recuperação e o incremento da atividade comercial e a abertura das fronteiras são elementos fundamentais para atrair visitantes à Argentina — explica Sosa.
Também no próximo mês, Brasília e Curitiba voltarão a ter voos diretos para Buenos Aires. A frequência de voos entre São Paulo e Buenos Aires será ampliada, garante Sosa, no final deste semestre para três voos diários. Além disso, para fomentar ainda mais a visita de brasileiros ao país vizinho, os argentinos apostam em novas rotas: está previsto para junho a estreia de voos diretos de Salta, no Norte argentino, para São Paulo. Em julho, voltarão os quatro voos semanais diretos entre Bariloche e São Paulo.
Neste mês, Sosa esteve no Rio Grande do Sul para acompanhar de perto as ações de divulgação junto aos operadores de viagem. Nos próximos dois meses, estão previstos encontros nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil envolvendo 550 agentes de viagem e 15 cidades.
Além de Buenos Aires, os brasileiros gostam de visitar a província de Mendoza, por conta dos vinhos. Outras regiões visitadas são Bariloche e a Patagônia argentina, de acordo com a Inprotur.
— Para este ano, estamos prevendo mais de 40 ações presenciais de divulgação no Brasil, pois consideramos o país o principal aliado estratégico do turismo argentino. Nossa meta é neste ano alcançar os números pré-pandemia. Depois, ampliá-los — ressalta Sosa.