Como tem ocorrido em praticamente todas áreas do consumo, a pandemia também tem criado novos padrões para o turismo. Destinos próximos, que não exijam viagem de avião e nem extensos deslocamentos de ônibus, e opções conectadas à natureza surgem como preferência para quem planeja preparar as malas para destinos que considere seguros.
É atento a este movimento que o setor turístico gaúcho se movimenta para atrair os visitantes nos próximos meses, quando se aproxima a temporada de férias. Hotéis, parques naturais e restaurantes têm se mobilizado para mostrar que estão prontos para receber visitantes em segurança.
— As pessoas não viajarão ao Exterior tão cedo. Então este público que ia a Nova York, Mendoza ou à Europa buscará aqui pelo Estado opções de lazer. Isso traz uma oportunidade enorme para o setor do turismo se reerguer após o choque com a pandemia — explica Amanda Paim, coordenadora do Comitê de Desenvolvimento do Turismo do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-RS).
Amanda lidera uma ação da entidade que reúne 400 empresários do setor do turismo e procura incentivar a retomada do trade. As atuações são diversas, desde as negociações com o governo para buscar opções seguras de flexibilização até ações para adaptar os negócios tradicionais ao “novo normal”.
Uma das realizações do Sebrae-RS foi o lançamento do Viva o RS, um site que reúne onze regiões turísticas com sugestões de roteiros e contato dos serviços locais de turismo. Estão lá, por exemplo, dicas de passeios no Vale do Paranhana (que inclui o turismo de aventura em Igrejinha e Três Coroas), no Pampa Gaúcho, onde experimenta-se o contato com a vida no campo, e a Costa Doce, às margens de municípios como Pelotas e São Lourenço do Sul.
Lançado na sugestiva data de 20 de setembro, quando se homenageia a Revolução Farroupilha, o portal alcançou quase 40 mil pageviews e gerou 600 reservas nos primeiros 15 dias.
— Mostramos ao público que não é apenas a serra gaúcha que está pronta para receber bem os turistas e oferecer lazer e ótima gastronomia — diz Amanda.
Um dos passeios sugeridos no site é a Rota das Missões. Neste trajeto, um dos empreendimentos que tem se reinventado é o Tenondé Park Hotel, em São Miguel das Missões. A hospedagem usou os meses fechados durante a pandemia para realizar modificações em sua estrutura e se adaptar para receber visitantes em meio à pandemia.
O hotel criou atividades ao ar livre, como o inusitado “balanço do infinito”, situado na colina mais alta das redondezas e com uma visão privilegiada, e a modalidade de piquenique durante a tarde, especialmente para atrair mais o público local que muitas vezes não posa no hotel. Uma trilha ecológica foi uma nova alternativa de atividade para possibilitar ao hóspede um passeio na mata virgem missioneira, que pode ser feita inclusive por bike.
— Nossa proposta é oferecer um alívio na natureza depois de tanto tempo em quarentena dentro de casa — diz Iason Pippi, gerente de marketing do estabelecimento.
Da porta para dentro do hotel, também foram feitas adaptações como barreiras de acrílico nos balcões de recepção e também no restaurante. Os quartos passaram a ser ocupados com revezamento, para haver mais tempo para a limpeza após a ocupação. A estratégia tem funcionado: o hotel teve, no primeiro final de semana de outubro, a maior ocupação desde a reabertura, em 26 de junho.
Um incentivo a mais ao turismo interno deve ser lançado até o início de novembro. A Assembleia Legislativa e a Secretaria Estadual do Turismo preparam uma campanha para levar aos gaúchos informações e sugestões de roteiros dentro do Rio Grande do Sul. O projeto terá R$ 900 mil para publicizar as atrações.
— A ideia é reforçar as atrações de destinos mais conhecidos, como a Serra Gaúcha e as Missões, e também apresentar opções que nem todos conhecem mas são sensacionais, como a Rota das Oliveiras, na região da Campanha — explica o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP).
Esta rota foi oficialmente lançada em 2019 e tem por objetivo mostrar aos turistas o olivais e o modo de vida das fazendas e estâncias em municípios como Pinheiro Machado, Bagé e Cachoeira do Sul. Evidentemente, não falta churrasco de cordeiro e degustação de pães com os azeites – muitos não sabem, mas o Estado tem se tornado referência em produção de azeites de oliva nobres, e há pelo menos 35 marcas registradas.
— Viajar pelo Estado traz esta possibilidade de conhecer mais a fundo as culturas de diferentes regiões — afirma o deputado.