Os protocolos de segurança na pandemia foram tema da 2ª Jornada de Regionalização do Turismo, realizada de forma online na manhã desta quinta-feira (8). O objetivo desses encontros, que totalizarão quatro até o fim do ano, é preparar as regiões do Estado para receber os turistas na retomada do setor.
Nesta edição, o evento online organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) apresentou os modelos de protocolos de segurança que tiveram sucesso no âmbito público e privado. Um dos palestrantes, Ângelo Sanches Thurler, secretário de Turismo e Cultura de Canela, falou sobre a reinvenção do turismo. Ele mostrou todos os cuidados tomados no município para garantir a segurança dos turistas, como o selo Safe Travels, uma certificação da World Travel & Tourism Council (WTTC). Canela foi a primeira cidade gaúcha a obter a certificação. Rodrigo Parisotto, secretário de Turismo de Bento Gonçalves, também falou sobre a importância dessas certificações.
Como exemplo do setor privado, Rafael Sittoni Goelzer, diretor de Relacionamento com Mercado da Quinta da Estância, de Viamão, mostrou como a fazenda se preparou para obter todos os selos e oferecer uma experiência segura aos seus visitantes. Rita Michelon, diretora da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo no RS, abordou os cuidados que se deve ter para uma viagem segura, mostrando o papel do turista nessa relação.
— Foi uma oportunidade de conhecer experiências de sucesso que podem ser levadas para seus municípios. Nesse evento, teve pessoas do Acre participando — comemora Rodrigo Lorenzoni, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Conforme Lorenzoni, as quatro jornadas servem como preparação para 2021:
— De acordo com pesquisas feitas em todo o mundo, a primeira onda (de retomada) será de turismo regional, seja por medo de viajar para longe ou por questões financeiras. O desafio é preparar melhor nossas regiões para receber os turistas, e, ao mesmo tempo, apresentar ou redescobrir o Rio Grande.
As próximas edições do encontro ocorrem em 12 novembro, com o tema “Projetos para a retomada do turismo no Rio Grande do Sul em 2021”, e em 10 de dezembro, abordando “As regiões turísticas do Rio Grande do Sul e a preparação dos municípios para a atualização do Mapa Brasileiro do Turismo”.