Apesar dos mais de R$ 10 bilhões de prejuízos na pandemia e dos 3,6 mil estabelecimentos fechados no Rio Grande do Sul, o setor de turismo começa a dar sinais positivos. Ao menos, o de agências de viagens, garante João Augusto Machado, vice-presidente de Relações Externas da Associação Brasileira de Agência de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav-RS). Em mensagem enviada à coluna, ele disse:
- Setembro foi super bom. Já começaram a aparecer muitas vendas, graças a Deus.
Segundo Machado, já há compras com antecedência até para locais que ainda não foram reabertos. Mas o executivo destaca a busca pelos gaúchos por hotéis no Nordeste.
- Considerando Brasil, as pessoas estão buscando lugares mais próximos da natureza. No Exterior, temos Cancún e República Dominicana, para onde há pessoas consultando e comprando por estarem abertos e com voos. Um destino que tem muitos passageiros pedindo é Maldivas. Mas é um público mais seleto e que é atraído pelas promoções do momento.
E quem aposta na reabertura das fronteiras?
- Nesse caso, eu já vendi para Canadá, França e Itália... Mas apenas para 2021 e com todos os cuidados.
O setor foi um dos que mais sofreu com a pandemia. Ao mesmo tempo, lidera o imaginário das pessoas para a volta da vida normal. Recentemente, a coluna divulgou uma pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (SindilojasPOA) apontando que viagem é o segundo maior gasto que os moradores da Capital pretendem ter com o dinheiro economizado na pandemia.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.