Um dos setores mais afetados pela crise do coronavírus, o turismo sentiu impacto com a baixa procura por voos e hotéis. Como consequência, outro segmento afetado foi o de programas de fidelidade. A redução ou cancelamento de voos e a preferência por não viajar neste momento esbarram no prazo de validade das milhas, deixando usuários em dúvida sobre como usar seus pontos e aproveitar os programas.
Para tranquilizar os clientes, algumas companhias aéreas já anunciaram que os pontos que iriam expirar durante o período da pandemia serão revitalizados. Além disso, segundo informações da Agência Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, tem trabalhado junto com as empresas que têm programas de fidelidade e com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), para encontrar uma maneira de o consumidor não ser prejudicado nos programas de pontuação. O órgão fixou um prazo de 30 dias para que as empresas apresentem proposta de autorregulação que atenda as necessidades do consumidor em relação ao uso de pontos.
A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) divulgou os dados do primeiro trimestre mostrando que os programas de fidelidade (milhas e pontos) já somam mais de 149 milhões de usuários e que mais de 50 milhões de milhas foram trocadas no período.
A reportagem de GaúchaZH consultou os programas de fidelidade de três companhias aéreas que atuam no Brasil para saber como as milhas podem ser usadas além das passagens aéreas e quais as soluções que os programas estão dando para os pontos que venceram ou estão para vencer durante a pandemia. Confira:
Pontos Multiplus / Latam Pass - Latam
O programa de fidelidade da Latam permite que o cliente troque suas milhas por diversos produtos. Na lista constam desde aluguel de carros e hospedagem em hotéis até produtos eletrônicos e crédito de combustível no Posto Ipiranga. O programa também oferece uma série de roupas, tênis, móveis e até cerveja para troca. Além disso, há uma aba com trocas por experiências, que passam por almoços, massagens e até curso de mágica. A pesquisa por produtos e o resgate dos pontos podem ser feitos neste link.
Por conta da pandemia, o programa também aumentou a data de vencimento dos pontos. Assim, a pontuação expirada em maio, junho e julho de 2020 será revalidada por mais 90 dias. Os clientes que tiveram seus pontos vencidos e revalidados entre 16 de março e 30 de abril também receberão uma nova revalidação por 90 dias. A empresa informou ainda que clientes que cancelarem passagens emitidas com pontos e, nesse processo, tiverem esses pontos expirados, receberão a revitalização por 180 dias.
Smiles - Gol
O programa de fidelidade da Gol permite que o usuário troque suas milhas por serviços como aluguel de carro e crédito na Uber. Entre os produtos passíveis de troca estão eletrodomésticos, perfumes, panelas e crédito para combustível no Posto Shell. O programa também oferece uma opção de doação de milhas para projetos sociais.
Em relação à pandemia, o programa decidiu manter as categorias em que os clientes estão em 2020 até março de 2022, sem possibilidade de rebaixamento. A Smiles mantém um programa com quatro categorias, cada uma com benefícios diferentes. Além disso, passagens emitidas na Smiles para voos com a Gol, para destinos nacionais e internacionais, com embarque até 30 de setembro de 2020, podem ser canceladas pelos clientes sem cobrança de taxa. Informações e opções para o resgate podem ser encontrados neste link.
TudoAzul - Azul
É possível trocar os pontos acumulados no programa de fidelidade da Azul por diversos eletrodomésticos, celulares, relógios, malas e até álcool gel. O programa também permite a troca por vale-combustível nos postos Petrobras Premmia. Há também uma parceria com a loja oficial da Apple, permitindo que sejam comprados produtos da marca com milhas.
Por conta da pandemia, pontos que iriam expirar entre 1º de abril e 29 de setembro estarão válidos até o dia 30 de setembro. A empresa também manterá a categoria conquistada pelo cliente até o final de 2021. Informações sobre o programa e opções para resgate podem ser encontrados neste link.
Compra e venda de milhas
Além de trocar por produtos e serviços, o usuário com milhas acumuladas pode vender seus pontos. Existem sites específicos que fazem a compra de milhas. Segundo o MaxMilhas, um dos sites que fazem esse tipo de transação, a milha aérea é negociada como uma moeda, e o valor pode variar diariamente conforme a oferta e a demanda.
O processo pode variar de acordo com o site, mas se baseia em o vendedor definir a quantidade de milhas e negociar com a compradora o valor por elas. Depois de aceitar o valor oferecido pela compra das milhas, a empresa pode usar essas pontuações para emissão de passagens que outra pessoa comprar.