O governo do Estado de Santa Catarina liberou, a partir desta segunda-feira (27), a passagem de veículos de emergência e de transporte coletivo sobre a Ponte Hercílio Luz, reaberta em dezembro em Florianópolis. Inicialmente, apenas pedestres e ciclistas podiam trafegar pelo local. O trânsito de carros e motos ainda não foi permitido.
Com a liberação da circulação desses veículos, os pedestres e ciclistas poderão utilizar as passarelas laterais da ponte durante a semana. Já aos finais de semana, quando não haverá circulação de ônibus, a pista central também poderá ser utilizada por eles.
Conforme o governo catarinense, a Polícia Militar Rodoviária estará nas duas cabeceiras da ponte, para garantir o controle no acesso e orientar os pedestres e ciclistas.
A Ponte Hercílio Luz ficou interditada por 28 anos, após o rompimento de uma barra de ferro de sustentação. Um dos principais cartões-postais de Florianópolis passou por obras de revitalização na estrutura.
De acordo com o governo de Santa Catarina, os trabalhos seguirão até março, quando está prevista a conclusão da obra. Por isso, à noite a pista de rolagem será interditada para execução de serviços. Se necessário, as passarelas laterais também poderão ser fechadas, mas uma delas sempre estará liberada para a travessia.
Como fica o uso da ponte neste momento?
- Transporte coletivo: liberado de segunda a sexta-feira
- Veículos de emergência: acesso controlado pela Polícia Militar Rodoviária
- Pedestres e ciclistas: acesso liberado nas duas passarelas laterais, podendo haver fechamento de uma delas conforme necessidade da obra. Nos fins de semana, o acesso será liberado também na pista central
- Veículos particulares: acesso proibido