É comum encontrar a Rua Coberta de Gramado mais movimentada do que o normal no final do ano. No entorno do ponto turístico, concentram-se algumas das principais atrações gratuitas do 34º Natal Luz, entre elas um espetáculo que reúne centenas de espectadores todas as noites. Trata-se do Show de Acendimento, apresentação teatral com duração de cerca de 20 minutos que celebra a iluminação natalina na Avenida Borges de Medeiros.
Cerca de uma hora antes do início do espetáculo, realizado sempre às 20h, os primeiros turistas começam a se concentrar em frente ao Palácio dos Festivais, onde uma estrutura de três andares foi montada para imitar uma biblioteca. O público prefere chegar cedo para garantir lugar privilegiado e assistir de perto à história sobre um sonho realizado pelo Papai Noel.
A peça tem como pano de fundo os desejos de crianças para o Natal, enviados para o bom velhinho por meio de cartas. Entre pedidos de brinquedos, como bola, pipa e boneca, uma solicitação emociona São Nicolau: depois de Ana escrever que gostaria de assistir a um espetáculo natalino em Gramado, ele decide presentar a comunidade com um acendimento de luzes.
Na ficção, o Papai Noel conta com a energia do público e com o trabalho de seus mestres da luz para abrilhantar ainda mais a cidade. Na vida real, esta tarefa é de responsabilidade do gaúcho Moisés Roberto Stake, diretor de iluminação do Show de Acendimento e d'A Lenda do Bosque de Natal, espetáculo pago que ocorre na Expogramado às quintas-feiras e aos domingos. Stake explica que tudo é feito de forma digital, por meio da comunicação entre o sistema do espetáculo e o das luzes do entorno do local, como as que iluminam a grande árvore localizada em uma das rotatórias da Avenida Borges de Medeiros.
Segundo os aposentados Waldir e Elda Quost, nenhuma outra cidade que eles conheceram se compara a Gramado nesta época do ano. Pela terceira vez consecutiva assistindo ao Natal Luz, o casal de Corupá (SC) diz que o evento proporciona uma emoção que eles não sentiram quando eram jovens.
— Isso mexe com a gente. É uma magia que arrepia. Faz a gente voltar a ser criança. Na nossa época, não tínhamos condições, então, estamos aproveitando agora — comenta Waldir.
Para surpreender moradores e turistas, a Gramadotur investiu mais de R$ 3 milhões em decoração e iluminação neste ano. Edson Néspolo, presidente da autarquia municipal responsável pela realização do evento, ressaltou, durante uma coletiva de imprensa em Porto Alegre, que este valor representa acréscimo de 20%, em relação ao ano passado.
Cláudia Casagrande, diretora de decoração, apostou em um projeto lúdico e religioso, visando um Natal elegante, tradicional e cheio de detalhes. Ao todo, 2 milhões de lâmpadas de led e 12 quilômetros de mangueiras luminosas enfeitam a cidade.
— Cada elemento reflete a união de muitos sentimentos, como a magia, o amor, a fé e a leveza — comenta Cláudia.