Preocupação com o ambiente na escolha dos destinos, o pet como um membro da família e uma terceira idade mais aventureira são alguns dos pontos que aparecem nas tendências de viagens para 2020, segundo pesquisa divulgada pelo site de reservas de acomodações Booking.com.
O levantamento foi feito com mais de 22 mil viajantes de 29 mercados, entre eles o Brasil, e lista oito tendências de viagens para o ano de 2020. Veja como se destacam essas tendências entre os brasileiros.
1) Destinos alternativos ganham importância
A preocupação com o ambiente é um dos gatilhos que tem impulsionado esta tendência.
— Vemos na Booking cada vez mais viajantes preocupados com sustentabilidade — diz Luiz Cegato, gerente de comunicação do Booking.com para a América Latina.
No Brasil, pelo menos metade dos viajantes (51%) quer contribuir para reduzir o turismo excessivo, e 53% afirmaram que mudariam o destino escolhido por uma alternativa parecida, caso soubessem que isso resultaria em menos impacto ambiental. No mundo, essa média é de 54%.
2) Descobrindo destinos com a tecnologia
Com tantas opções disponíveis, a inteligência artificial ganha relevância para os viajantes quando o assunto é tomada de decisão.
— Tecnologia vem cada vez mais como um facilitador no planejamento de viagem — diz Cegato.
Espera-se que aplicativos facilitem a conexão com experiências que façam sentido para o perfil do viajante, auxiliando na construção de roteiros alinhados com o desejo de cada um e fazendo com que poupem tempo para o que realmente querem fazer no período de lazer.
Sete em cada 10 brasileiros entrevistados (73%) dizem esperar da tecnologia sugestões de viagem que sejam surpreendentes e que os apresentem a experiências totalmente novas no próximo ano. Nesta questão, o Brasil perde apenas para a Colômbia e a Índia (77%). No mundo, a média é 59%.
3) A nova moda é ir com calma
Aqui, a preocupação com o ambiente aparece novamente. No ano que vem, mais da metade dos turistas brasileiros (56%) planeja utilizar meios de transporte mais lentos para reduzir o impacto ambiental do seu deslocamento. A média mundial é 48%.
Além disso, pelo menos 72% também preferem fazer um caminho mais longo para curtir melhor a experiência da locomoção. A procura por bicicletas, bondinhos, trenós, barcos e passeios a pé deve crescer. Um tempo maior de deslocamento é irrelevante para 62% dos entrevistados no país.
4) Em busca de uma viagem completa
Os viajantes querem mais opções de atividades em um mesmo destino: aventura, praia, montanhas etc. Mais da metade (58%) dos brasileiros diz que quer fazer uma viagem a apenas um destino em que encontre, ao menos próximos, lugares para ver e atividades para fazer.
O curioso neste item da pesquisa é que três destinos foram destacados por entrevistados como lugares com essas características. Dois deles, na América Latina: Montevidéu, capital uruguaia, e Ilhabela, no litoral de São Paulo. O terceiro é Naha, ilha no sul do Japão.
5) Pets em primeiro lugar
Ao escolher para onde ir, onde ficar e o que fazer, viajantes brasileiros estão colocando os pets na jogada. Isso porque quase dois terços dos que têm um bichinho de estimação (65%) dizem que seu pet é tão importante quanto um filho, enquanto na pesquisa global esse índice é de 55%.
Pelo menos 51% dos brasileiros afirmaram na pesquisa que, no próximo ano, a escolha do lugar de viagem dependerá da possibilidade de levarem ou não seus pets junto. Neste quesito, o Brasil só perde para a China (54%) e está bem acima da média global (42%).
— Pessoas estão dispostas, inclusive, a pagar mais por uma acomodação que seja pet friendly — afirma Cegato.
Com relação esse ponto citado por Cegato, 59% dos brasileiros concordaram nos relatos.
6) Diferentes gerações, um mesmo destino
Com a longevidade se esticando, os destinos de viagem vão ver cada vez mais avós e netos juntos — sem os filhos no meio. Oito em cada 10 avós brasileiros (81%) dizem se sentir rejuvenescidos ao viajar com sua segunda geração. Sete em cada 10 (70%) dizem que os pais precisam de uma folga dos filhos de vez em quando, o que casa com esse desejo de viajarem juntos.
7) Tudo por uma mesa
Que a gastronomia já é um ponto a ser levado em conta na hora de escolher um destino, ninguém mais tem dúvida.
— A questão é que uma tendência que já é forte vem mais forte ainda em 2020 — relata Cegato.
E não são apenas restaurantes bonitos e agradáveis, mas aqueles que oferecem a culinária local — ou seja, que atraiam os viajantes em busca, acima de tudo, de experiências gastronômicas. Consumir alimentos produzidos localmente é importante quando estão viajando para 78% dos brasileiros.
Um fato interessante é que São Paulo fica apenas atrás de Hong Kong, em outra pesquisa realizada pela Booking.com, sobre indicações gastronômicas.
8) Melhor idade na estrada
O que fazer no tempo livre da aposentadoria? Pois mais de três quartos dos entrevistados no Brasil (77%) dizem que viajar será a melhor forma de aproveitar esse momento da vida. A média é a mais alta da pesquisa. No índice global, esse número chega a 65%. Tentar se aventurar mais na escolha dos destinos depois de aposentados é o desejo de 65% dos brasileiros ouvidos. Outro dado interessante é que 29% dos que já não trabalham mais estão planejando um ano sabático.
*A repórter viajou para o Rio de Janeiro a convite da Booking.com.