A cidade de Pelotas, no sul do Estado, teve um acréscimo de 56% no número de turistas de 2017 para 2018. O estudo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da cidade foi divulgado recentemente e baseia-se em informações sobre movimentação de passageiros no terminal aéreo e no fluxo de visitantes por pontos turísticos do município.
A pesquisa mostrou que os prédios históricos que mais receberam turistas foram o Museu da Baronesa, com 9.925 visitantes, seguido pela Biblioteca Pública Pelotense, com 7.223, e os Casarões 6 e 2, no entorno da praça Coronel Pedro Osório, com 6.037 e 4.664 visitas registradas.
Sobre a origem dos turistas, o Estado de São Paulo lidera, seguido de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Entre os estrangeiros, os principais registros são de uruguaios, seguidos de argentinos e chilenos.
Ao todo, 36.224 passageiros embarcaram e desembarcaram no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto que, após três anos de movimentação negativa, apresentou uma variação positiva de 17,14%.