Chegou a hora da verdade para as companhias aéreas. Foi lançado o ranking global das melhores empresas aéreas do ano de 2019. A Qatar Airways, do Catar, se manteve na liderança como a melhor do mundo entre as 72 pesquisadas pela Airelp, consultoria que auxilia juridicamente passageiros que tiverem problemas com voos.
Para completar o pódio, aparecem a American Airlines, dos Estados Unidos, e a Aeromexico, do México, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A alemã Lufthansa, que ocupava a segunda posição no ano passado, despencou para a 24°. E a Etihad Airways, dos Emirados Árabes, que estava em terceiro, agora, amarga o 26° lugar.
Mas não foram só as companhias gringas que marcaram presença na lista. O Brasil também se fez presente. A LATAM (fusão da brasileira TAM com a chilena LAN) aparece em 6° lugar, enquanto a Azul está em 29°. Entre as empresas que operam no país, American Airlines, LATAM e Azul surgem como as três melhores.
O levantamento levou em consideração dados como estatísticas de chegada e partida de cada avião, quantos voos de uma companhia aérea estão dentro do cronograma, eficiência das empresas para lidarem com pedidos de indenização e a qualidade do serviço prestado a bordo.
Melhores empresas aéreas do mundo
- Qatar Airways
- American Airlines
- Aeromexico
- Scandinavian Airlines
- Qantas
- LATAM Airlines
- West Jet
- Luxair
- Austrian Airlines
- Emirates
Melhores empresas aéreas por região
- Ásia: Qatar Airways
- Europa: Austrian Airlines
- América do Norte: American Airlines
- Oceania: Qantas
- Escandinávia: Scandinavian Airlines
- América do Sul: American Airlines