Foi um pequeno passo para o homem e… bom, vocês já sabem. Este ano marca o 50º aniversário do salto gigantesco da humanidade, e centros da Nasa, museus e até cidades inteiras estão se preparando para comemorar a data, planejando festas lunares madrugada afora, apresentações sinfônicas e autópsias em alienígenas.
Aqui estão os oito destaques para ajudá-lo a curtir a mágica lunar este ano.
As cidades que nos levarão para o espaço
As cidades nos EUA que construíram foguetes, treinaram astronautas e de onde foram lançadas naves espaciais estão fazendo de tudo para homenagear aqueles que nos levaram ao espaço e nos trouxeram de volta.
A festa do Centro Espacial Houston, no Texas, começa em 16 de julho, dia do lançamento da Apollo 11, e vai até o dia 24, quando os astronautas voltaram para casa.
As comemorações se concentram no Centro Espacial Johnson, da Nasa, e na sala de controle de missão da era Apollo, completamente reformada (incluindo até o poliéster original das cadeiras), que será inaugurada em junho. Entre os principais eventos, um jantar exclusivo, à base de venda de ingressos, com o ex-diretor de voo Gene Kranz (que foi incorporado por Ed Harris em "Apollo 11") em 19 de julho; um festival no dia vinte, com música ao vivo, atividades STEM (nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática) para as crianças e contagem regressiva no estilo Réveillon para os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua; uma festa Splashdown temática dos anos 60 no dia 24. Todos os detalhes, inclusive para a compra de ingressos, estão no site Apollo Anniversary Celebration.
A Apollo 11 foi lançada do Centro Espacial Kennedy, em Merritt Island, na Flórida, e a equipe de lá fará uma homenagem especial em 16 de julho, além da comemoração pela caminhada lunar no dia vinte. Os detalhes ainda estão em fase de finalização, mas certamente os funcionários se vestirão com roupas da época, vão servir Tang e haverá a recriação em tempo real da manhã do lançamento, em 1969. Mais detalhes serão divulgados até lá.
O U.S. Space & Rocket Centerin Huntsville, em Alabama, quer que o mundo se lembre do seu papel na expedição do homem à Lua – foi o centro que desenvolveu o foguete Saturno 5, que tirou as missões Apollo do chão. Vai homenagear suas muitas conquistas lançando cinco mil miniaturas de foguetes, simultaneamente, às 8h32 do dia 16 de julho – um novo recorde mundial para o "Guinness", assumindo-se que a operação tenha sucesso. Outras festividades incluem uma exposição de carros da era Apollo, em 13 de julho, uma festa da cerveja inspirada na Apollo 11 no dia 18, e o Rocket City Summer Fest no dia 20, um concerto ao ar livre realizado "à sombra" da réplica do Saturno 5.
Flagstaff, no Arizona, já está em meio a uma celebração "lunar" planejada para durar um ano e meio: a "Flagstaff's Lunar Legacy" destaca o papel da região no treinamento dos astronautas que visitaram o satélite. Entre os eventos, caminhadas a locais históricos, como o campo simulado do Serviço Geológico dos EUA, e a festa no Observatório Lowell ao longo de todo o dia 20.
Comemorações de costa a costa
O Museu Aeroespacial do Smithsonian, em Washington, começará seus festejos no dia 16, com a inauguração da roupa espacial de Armstrong, restaurada. Outras atividades incluem o "Dia da Descoberta da Lua", no dia 19, que oferece aos visitantes a chance de conversar em particular com os cientistas da instituição sobre os projetos lunares. A festa no dia 20, que começa cedo e vai até às duas da manhã, fecha as comemorações.
Em San Francisco, o Exploratorium organizou o "Mês da Lua", com exposições especiais, programas e muito mais. Dá para ver a instalação do Museu da Lua (maquete lunar de grandes proporções), acompanhar a cobertura ao vivo, em dois de julho, do eclipse solar no Chile ou parar para conferir os eventos com temática espacial, somente para adultos, realizados às noites de quinta, do "After Dark". Em 20 de julho, o museu ficará aberto até meia-noite e exibirá as imagens recém-restauradas do pouso lunar, com música e roupas da era Apollo e uma festa noturna, com música e dança.
O programa, organizado pelo diretor musical que se autointitula "garoto do espaço", Brett Mitchell, inclui versões das trilhas de John Williams para "E.T.", "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" e "Guerra nas Estrelas".
Para uma versão artística da corrida espacial, vá a Denver para a Comemoração de Aniversário dos 50 Anos da Caminhada Lunar da Sinfônica do Colorado. O programa, organizado pelo diretor musical que se autointitula "garoto do espaço", Brett Mitchell, inclui versões das trilhas de John Williams para "E.T.", "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" e "Guerra nas Estrelas". Duas peças contemporâneas de Mason Bates e James Beckel também serão executadas. Haverá acompanhamento cantado e falado, referências ao discurso de 1961 de John F. Kennedy, imagens de arquivo e uma surpresa especial.
Rumo à Lua… e além dela
Nenhuma série de comemorações espaciais ficaria completa sem mencionar Roswell, no Novo México, que se autoproclama a "capital mundial dos óvnis".
Na agenda de eventos do festival anual da cidade, que este ano será realizado de cinco a sete de julho, destaque para a chegada do homem à Lua: além de um desfile, concurso de fantasias para pets e humanos e flash mobs inspiradas em "Homens de Preto", o público pode assistir a mostras lunares no Planetário e à autópsia de um alienígena, patrocinada pelo Mobile Museum do Museu de História Espacial.
Por Lauren Sloss