"Quem vai à China com certeza irá até Pequim para conhecer uma das sete maravilhas do mundo, a Muralha da China, ou Grande Muralha. É considerada um símbolo do país desde 1980. Conhecida como O Dragão de Pedra, começou a ser erguido em 215 a.C. Levou cerca de 20 séculos para ser finalizada, tendo seu último trecho construído entre 1368 e 1644, durante a dinastia Ming. É a mais longa estrutura feita pelo homem."
Norma Schneider
De Panambi, em novembro de 2013
"Viajamos durante dois meses pela China, de avião, de ônibus, de trem. Visitamos lugares incríveis, como a Cidade de Pedra, em Kumming, e o Refúgio dos Pandas, em Chendu."
Renato e Sônia Maus
De Novo Cabrais, em 2016
"Tenho 82 anos e visitei a China em abril do ano passado. Consegui subir várias rampas da Muralha da China e me senti muito feliz por estar ali, conhecendo pessoalmente uma das maravilhas do mundo moderno e Patrimônio Mundial da Unesco, uma espetacular e grandiosa obra arquitetônica que atravessa um total de sete das províncias chinesas."
Zaira Marlusa Verardi
Em abril de 2018
"Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os chineses não consomem corriqueiramente comidas exóticas como espetinhos de escorpião, cavalo marinho bicho de seda ou gafanhoto. Mas, no mercado de rua Wangfujing, em Pequim, é possível provar essas e muitas outras excentricidades!"
André Maisonnave
De Porto Alegre, em novembro de 2014
"Me senti tanto extasiada quanto perplexa ao estar ali, diante do Exército de Terracota, em Chiang, pois acabara de ler a obra de Steve Berry, A Tumba do Imperador, que contava toda a história que o lugar abriga."
Fernanda Morassuti
Em fevereiro de 2018
"Em um certo momento, decidimos fazer uma longa viagem em família. Aproveitando um acordo de cooperação entre companhias aéreas mundiais, definimos um roteiro que nos permitiu dar uma volta completa no mundo, e um dos destinos escolhidos foi Pequim. Nessa cidade, história, pessoas, cultura, religião, culinária e arquitetura se misturam em uma proporção que faz jus ao tamanho da gigante China. O burburinho das pessoas e seus hábitos nas ruas, a Cidade Proibida com sua arquitetura singular, a religiosidade do Templo do Céu, a Praça da Paz Celestial carregada com história e simbolismos, o saboroso e típico pato laqueado, os exóticos escorpiões fritos da rua Wangfujing e a Grande Muralha da China, com sua imponência, traçam os perfis mais conhecidos de Pequim, uma metrópole enorme, porém maravilhosa e dinâmica."
Sérgio, Lisiane, Maria Eduarda, Mariana, Lúcio e Rodrigo Gomes
De Porto Alegre, em fevereiro de 2015
"Tenho um filho arquiteto, que mora na China há sete anos. Já tive oportunidade de visitá-lo por duas vezes e cada vez me encanto mais com esse lindo país asiático. Ele mora em Xangai, cidade que conheci em 2013 e pela qual me apaixonei completamente, com seu Yu'Yan Garden, suas típicas casas shikumen, a famosa Nanjing Road, o anoitecer na Qinmao Tower, seus templos lindos e sua malha enorme de metrô. Em uma das viagens, fomos a Jiuzhaigou e Hualong, dois parques enormes nas montanhas, de onde se avistam os picos nevados do Tibete."
Helga Renate Coelho
De Porto Alegre
"A Grande Muralha da China começa na província de Gansu e termina no Golfo de Bohai. O objetivo da construção foi proteger a China dos invasores e também de ocupar homens desordeiros e soldados, pois estes, com o fim das guerras, ficavam sem trabalhar. A Muralha liga quase mil fortes, por isso, ao longo dela, existem janelas e espaços, onde são colocadas bocas de canhão. Muitas torres também para que os militares conseguissem se comunicarem."
Marlei e Linor Klein
De Erechim, em setembro de 2015
"A Cidade Proibida foi o palácio imperial da China desde meados da Dinastia Ming até ao fim da Dinastia Qing. Fica localizada no centro da antiga cidade de Pequim, acolhendo atualmente o Palácio Museu. Durante quase cinco séculos, serviu como residência do Imperador e do seu pessoal doméstico, sendo o centro cerimonial e político do governo chinês."
Cesar Perrone
De Porto Alegre, em julho de 2010
"Conhecendo a famosa Muralha da China, num pequeno trecho de seus quase 8,9 mil quilômetros de extensão. Uma maravilha histórica e de engenharia feita numa época cheia de desafios e sacrifícios. Um passeio inesquecível."
Ivan Antônio Silva Avallone e Rosa Mari Avallone
Em março de 2019
"Na Muralha da China, em Mutianyu."
Valentin Thomaz e Trezzi
Em janeiro de 2017