O Procon de Porto Alegre notificou a Avianca Brasil para pedir esclarecimentos sobre o tratamento dado aos consumidores que tiveram voos cancelados. Nesta quarta-feira (24), uma equipe de fiscalização esteve no Aeroporto Internacional Salgado Filho.
— Os consumidores que adquiriram passagens pela Avianca devem acompanhar o status dos voos pelo site da empresa, pois não há informação de que as atividades tenham sido encerradas de forma definitiva — orienta a diretora-executiva do Procon Porto Alegre, Fernanda Borges.
Fernanda recomenda ainda que os consumidores guardem toda a documentação referente à compra da passagem e de outras despesas relacionadas à viagem cancelada (hospedagem, despesas de transporte, alimentação). Também é importante ter em mãos qualquer documento que comprove eventuais danos sofridos (frustração de férias, perda de eventos sociais e profissionais), o que é fundamental para quem tem interesse em buscar reparação judicial.
Segundo o Procon Porto Alegre, a Avianca informou que, quando possível, está reacomodando os passageiros em voos operados por outras companhias aéreas. A prioridade seria para aqueles que estão fora de seu domicílio e necessitam retornar. Aos demais, a orientação é que seja solicitado o reembolso do valor integral da passagem, o que estaria sendo efetivado em até sete dias. Para quem adquiriu passagens em agência de viagens ou site de vendas, a orientação é de que as compensações sejam buscadas nestes estabelecimentos.
A Avianca Brasil, por meio da assessoria de imprensa, respondeu que "cumpre a resolução 400 da Anac, em relação aos passageiros com voos cancelados" e que não comentará a ação de fiscalização realizada na capital gaúcha. Também encaminhou a seguinte nota:
A Avianca Brasil lamenta os transtornos causados aos clientes em função do cancelamento pontual de alguns voos e informa que está se empenhando para minimizar o impacto na operação.
Orientações aos passageiros Avianca Brasil:
* Verifique o status do seu voo no site da companhia (https://www.avianca.com.br/-/cancelamento-de-voos-a-partir-de-abril-). As consultas devem ser realizadas com até 72 horas de antecedência;
* Caso seu voo não esteja na lista, fique tranquilo. Nenhuma ação é necessária e seu voo será mantido conforme o programado;
* Caso seu voo esteja na lista e você tenha comprado as passagens via Canais Diretos da Avianca Brasil (Site/App, Call Center ou Lojas), a empresa entrará em contato para oferecer reembolso ou opções de reacomodação;
* Caso seu voo esteja na lista e você tenha comprado as passagens via agências, sites de viagem, você deverá entrar em contato diretamente com estas empresas.
Em recuperação judicial, a companhia aérea anunciou que passará a operar em apenas quatro aeroportos a partir de 29 de abril: Congonhas, Santos Dumont, Brasília e Salvador.