O Lago Joaquina Rita Bier, no bairro Planalto, em Gramado, vai passar por revitalização em 2019. As obras estão previstas para começar assim que o Natal Luz terminar, em 13 de janeiro.
De acordo com a secretária-adjunta do Planejamento e Urbanismo, Carmen Piazzi, a primeira ação será a limpeza do lago, com a retirada do lodo depositado no fundo. O projeto, no entanto, prevê melhorias no entorno da área, com novo paisagismo, que contará com hortênsias, aumento da área de grama e vegetação e instalação de bancos. Também está prevista a instalação de um palco com espaço para o público colocar cadeiras para assistir a apresentações. O novo sistema de iluminação, além de ser ampliado, será sustentável, com geradores eólicos e painéis solares no entorno do próprio lago.
— Vai ser um espaço de contemplação, com grandes floreiras que podem ser retiradas para o Natal Luz — afirma Carmen.
O projeto foi elaborado pela arquiteta gramadense Larissa Lohmann e será viabilizado a partir de uma Operação Urbana Consorciada, que envolve poder público, empresas e moradores. O orçamento ainda não está finalizado, mas os recursos para a obra virão de um hotel cuja construção excedeu os limites previstos pelo Plano Diretor. Como forma de compensação, o empreendimento vai arcar com a obra e com o asfaltamento de quatro ruas do bairro, a pedido da associação de moradores.
O Lago Joaquina Rita Bier já possui uma área de lazer no entorno, mas está degradada, segundo Carmen. O início das obras depende de uma tomada de preços, mas não é necessário um edital de licitação, o que deve agilizar os trâmites. A expectativa é que as obras durem seis meses.