A partir deste sábado (3), uma ciclofaixa liga dois pontos turísticos de Gramado: o Lago Joaquina Rita Bier e o Lago Negro, ambos no bairro Planalto. O trecho tem três quilômetros. Essa é a primeira ciclofaixa do município da Região das Hortênsias. Um passeio ciclístico na manhã deste sábado marcou a inauguração do trajeto.
A ciclofaixa faz um círculo que começa e termina no Lago Joaquina Rita Bier. Do lago, o ciclista segue pelas ruas Reinaldo Bertoluci, Pedro Candiago, Demetrio Pereira dos Santos, Bruno Ernesto Riegel até chegar ao Carrieri, outro ponto turístico da cidade. Depois, passa pela Rua da Juventude até chegar ao Lago Negro. Desse ponto, o ciclista segue pelas ruas Juventude, Bruno Ernesto Riegel e João Alfredo Schenider até voltar ao Joaquina Rita Bier.
De acordo com o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana de Gramado, Luiz Quevedo, o custo da obra ficou em R$ 50 mil, apenas com recursos municipais. O que mais gerou custos no trabalho foi a necessidade de pavimentação de um trecho de 400 metros. O secretário destaca que essa é a primeira fase do Plano Cicloviário para o município. A expectativa é de que no mês de setembro, seja inaugurada uma segunda ciclofaixa no bairro Bavária, vizinho ao bairro Planalto. O trecho será de 2,5 quilômetros. Ainda segundo Quevedo, a prefeitura planeja mais seis rotas de ciclovias, essas no interior. Os trajetos, porém, ainda não estão definidos.