Luzes quase acesas para o mais grandioso evento de Natal do Estado. Na tarde desta quarta-feira (10), autoridades lançaram a 33ª edição do Natal Luz de Gramado, que ocorre de 25 de outubro deste ano a 13 de janeiro de 2019. Ao todo, serão mais de 500 atrações em 81 dias de programação na serra gaúcha. Faltando duas semanas para o início das atividades, os preparativos já estão nos estágios finais.
Novamente, não foram poupados recursos para o principal evento da cidade: ao todo, segundo a organização, foram aplicados cerca de R$ 25 milhões em estrutura, decoração e contratação das atrações. Tudo, de acordo com o presidente da Gramadotour, Edson Néspolo, visando proporcionar a experiência mais satisfatória de turistas. Apesar do forte apelo econômico, conforme Néspolo, para este ano houve considerável aumento no investimentos de atrações gratuitas.
— Investimos principalmente naquilo que é gratuito. Aumentamos mais de R$ 700 mil na decoração da cidade justamente para encantar pessoas que vão caminhar por Gramado. Também quase dobramos valor dos desfiles de rua para termos no nosso centro um encantamento maior. Queremos que o turista saiba que quando vier para cá não terá que pagar para tudo. Haverá muita coisa legal gratuita — garante.
Um dos grandes investimentos na estrutura do evento foi a construção de um novo pavilhão para abrigar as apresentações do espetáculo O Natal Pelo Mundo, que apresenta a forma como a celebração é realizada em diferentes países.
— Nosso novo espaço contará com cerca de 4,5 mil metros quadrados. Vamos ampliar também as apresentações de O Natal Pelo Mundo, com acréscimo da celebração no Uruguai e na Argentina, que são dois países que se originam grande parte dos nossos visitantes — afirma Néspolo.
Para o espaço foram investidos cerca de R$ 4 milhões. Após o evento, o pavilhão será agregado a Gramadotour para locações para feiras, congressos e outros eventos.
— Até para evitar problemas com o mau tempo, porque, no ano passado, um temporal acabou prejudicando a montagem semanas antes do início do evento — recorda Néspolo.
Além de O Natal Pelo Mundo, o Natal Luz conta com outros três grandes espetáculos na programação: Reencontros de Natal, Grande Desfile de Natal e o Show de Acendimento. Entre os espetáculos gratuitos, estão a Parada de Natal, Vila de Natal, Tannembaumfest, Árvore Cantante (transferida neste ano para a frente da Catedral), os shows da Rua Coberta e o tradicional Show de Acendimento, apresentação que ocorre no centro de Gramado.
Mais investimento e expectativa de mais lucro
Na contramão de eventos que recuam investimentos, o Natal Luz deve ter incremento de cerca de 5% no orçamento para esta edição. A aposta, de acordo com o presidente da Gramadotour, é que a boa bilheteria supere os gastos.
— Faltando ainda duas semanas para iniciar o evento já passamos de 80 mil ingressos vendidos e ultrapassamos R$ 10 milhões de arrecadação, só de bilheteria — informa Edson Néspolo.
No ano passado, foram comercializados cerca de 210 mil ingressos, o que gerou arrecadação de aproximadamente R$ 25 milhões em bilheteria. A expectativa, segundo Néspolo, é de que o valor com patrocínio supere os R$ 5 milhões.
— Apesar de toda a crise, investimos mais e acredito que arrecadaremos ainda mais com patrocinadores — afirma.
A expectativa é ultrapassar a marca de 180 mil ingressos comercializados e superar 2 milhões de turistas que prestigiarão o evento ao longo dos 81 dias. Os ingressos podem ser adquiridos e a programação completa conferida no site oficial. Os valores variam de R$ 145 a R$ 335.