Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Capital de muitas atrações", por Lidia Marcon
João Pessoa, a simpática capital da Paraíba, apresenta uma feliz combinação de ruas arborizadas, praias bacanas com mar esverdeado, orla preserva pela legislação, povo hospitaleiro, uma centena de receitas regionais e atrações históricas.
Os turistas se concentram nas praias urbanas de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco, com barracas, bares e restaurantes. Nessa região, concentra-se boa parte dos hotéis. À noite, o enorme calçadão entre as três praias ferve de gente praticando esportes, passeando ou bebericando em uma das barracas com música ao vivo.
A ótima infraestrutura, em especial na rede hoteleira e em restaurantes, e os preços justos (comparado às outras capitais do Nordeste) são fatores positivos que fazem de João Pessoa uma das cidades mais agradáveis da região.
Um dos cartões-postais, o Farol do Cabo Branco, sinaliza o ponto oriental extremo das Américas — em suas praias, o sol nasce primeiro. Com um rico acervo histórico-arquitetônico, a capital paraibana, fundada em 1585, mantém até hoje imponentes construções barrocas bem preservadas, datadas do século 16.
As paisagens mais rústicas e bonitas, entretanto, encontram-se no litoral sul da Paraíba, na direção de Pernambuco. É lá que está Tambaba, o mais consagrado endereço naturista do Brasil. Já o litoral norte é point dos surfistas, com excelentes ondas. Quem viaja com crianças deve incluir no roteiro um mergulho nas piscinas naturais de Picãozinho, repletas de peixes coloridos.
Perfil
Lidia Marcon é de Porto Alegre. Na foto, clicada em novembro de 2017, aparece com Jorge Ramos Pereira, José Ricardo Freitas e Sonia Furtado
Outros relatos dos leitores
"Embarcamos em um catamarã na praia e fomos à praia do Seixas, para um delicioso banho de mar em águas calmas e cristalinas, observando os peixinhos coloridos virem ao nosso encontro. O tempo de permanência nas piscinas depende das marés. Vale a pena cuidar a lua para poder aproveitar a maré baixa e curtir esse passeio maravilhoso!"
Norma e Abel Conci
Em janeiro de 2018
"O Centro Cultural São Francisco fica no centro histórico de João Pessoa. Aberto ao público em março de 1990, é um complexo arquitetônico formado pela igreja e pelo convento de Santo Antônio, pelas capelas da Ordem Terceira de São Francisco, de São Benedito e Dourada e pelo Claustro da Ordem Terceira, constituindo um dos mais notáveis testemunhos do barroco no Brasil."
Rita e Robert Sidi
De Porto Alegre, em agosto de 2015
"Este pedacinho de paraíso chama-se mirante Dedo de Deus. Lá de cima, tem-se uma visão do mar e, ao fundo, avista-se a Praia de Coqueirinho, que está em uma enseada, o que deixa o mar calmo e quentinho. Rodeado por uma fila de coqueiros e rochas vulcânicas, o lugar é maravilhoso."
Virginia Zorzetto e Diego Corato
De Sarandi, em junho de 2018
"João Pessoa é uma capital que encanta por seu centro histórico, sua lindíssima orla, sua culinária excelente e barata e por sua tranquilidade e limpeza de praias e ruas. Tem hotéis com linda vista para o mar e, à noite, pode-se caminhar na orla com segurança e visitar as barracas de praia com música ao vivo e boa comida. Um encanto de cidade."
Sandra Pinzon Gaspareto
De Guaíba, em fevereiro de 2015
"Terminar o dia com esse pôr do sol na praia do Jacaré, em João Pessoa, ouvindo Jurandir do sax, dá uma paz fantástica!"
Rosa Helena Cunha Vidal
Em 2015
"A praia de Areia Dourada, em Cabedelo, a aproximadamente 18 quilômetros da capital João Pessoa, é excelente para quem gosta de tranquilidade, procura um mar calmo (parece uma piscina natural) com águas quentes e transparentes e/ou para curtir com a família. É quase que uma praia exclusiva para banhistas e conta com uma larga faixa de areia dourada."
Giscard Stephanou
De Porto Alegre, em fevereiro de 2011