Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Passeio pela capital", por Joseane Engers Lenz
Reino da Escandinávia, a Dinamarca é um país com um baixo nível de desigualdade social, cuja capital é Copenhague. Caminhar por ela até sua parte mais colorida, Nyhavn (área do antigo porto), é imperdível. Lá, encontram-se restaurantes, bares, cafés e sorveterias. No verão, o local fica lotado de pessoas passeando ou sentadas degustando sua cervejinha, comendo bons lanches, tomando deliciosos sorvetes ou apenas curtindo a bela vista.
A estátua da Pequena Sereia, personagem da fábula de amor escrita por Hans Christian Andersen, é um dos pontos mais visitados e fotografados da capital. Ela está sentada sobre uma pedra de granito em Nyhavn.
Um passeio divertido e aprazível é visitar o Tivoli, segundo parque de diversão em funcionamento mais antigo do mundo. Ali, pessoas de todas as idades se encontram para desfrutar de brinquedos, shows e restaurantes, ou apenas para sentar nos jardins e aproveitar o dia.
Copenhague é muito segura e fácil de ser explorada fazendo caminhadas ou andando de metrô. Também é possível fazer uma excursão para a Riviera dinamarquesa e, para os apaixonados por Shakespeare, ir até o castelo de Kronborg, cenário de Hamlet. Outro castelo lindíssimo é o de Frederiksborg, construído no século 17 em Hillerød.
Perfil
Joseane Engers Lenz é advogada e agente de viagem em Porto Alegre
Outros relatos de leitores
"O castelo de Frederiksborg, na pequena cidade de Hillerød, ao noroeste de Copenhague, é o maior castelo renascentista da Dinamarca. Foi construído no início do século 18 pelo rei Christian IV (1577-1648) e abriga, desde 1878, o Museu de História Nacional. Ele percorre cerca de 500 anos da história do país, desde a Idade Média até o século 21, e reúne o melhor de arte e arquitetura do Renascimento."
Jussara Moura
De Porto Alegre, em julho de 2018
"Em Copenhague, a dica é ir para o Street Food de barco, que faz parte do transporte publico da cidade. Além de ser mais econômico, tem-se uma vista linda durante o percurso. Na foto, meu cachorro Pepo em Nyhavn."
Bibiana Strohmayer
Moradora de Copenhague, em junho de 2018
"O destino favorito dos que viajam à Dinamarca é sua tranquila capital, Copenhague. A cidade preserva seu patrimônio — destaque para castelos, parques e monumentos —, e há cultura espalhada em todos os lugares. Lá, respira-se uma agradável sensação de conforto e felicidade. Na foto, a Fonte de Gefion."
Tânia Dahmer e Inácio Kliemann
De Caibaté, em junho de 2011
"Na entrada do prédio da Cervejaria Carlsberg, em Copenhague, há uma torre apoiada em quatro elefantes, esculpidos em granito da ilha dinamarquesa de Bornholm. Cada elefante lembra um dos quatro filhos do fundador, Carl Jacobsen. A entrada é conhecida como "o portão do elefante".
Rosane Ferreira Brochado
De Porto Alegre, em maio de 2018
"Copenhague é a cidade das bicicletas. Visitei a capital dinamarquesa em uma expedição do escritor Airton Ortiz."
Sérgio Theodósio Gonçalves
De Porto Alegre, em setembro de 2017
"Ao fundo, o Castelo de Kronborg, Patrimônio Mundial da Humanidade, localizado em Helsingor, na fronteira da Dinamarca com a Suécia. Além de ser uma construção impressionante, é famoso por ter sido retratado em Hamlet, de William Shakespeare. O castelo tem atores permanentes, que recepcionam e interagem com os turistas e apresentam trechos da peça. Depois da visita, você pode pegar um navio de linha regular (como eu fiz, na foto) e, em 30 minutos, está na Suécia."
Rosane Thier
Em junho de 2018
"Esta é a estátua Pequena Sereia, atração mais vista da bela Copenhague. Além disso, não de pode deixar de visitar o Parque Tivoli — dizem que Walt Disney se inspirou nele para construir a Disneylândia."
Rodrigo Zoppas
De Porto Alegre, em setembro de 2017
"Um dos mais conhecidos símbolos de Copenhague é a estátua da Pequena Sereia. Ela representa o personagem de um dos contos infantis do escritor Hans Cristian Andersen. Foi esculpida por Edvard Eriksen em 1913. O monumento contempla as águas do porto da cidade e atrai centenas de turistas todos os dias."
Bernadete Hansen
De Porto Alegre, em junho de 2017