O site FlightRadar24, que rastreia transportes aéreos, registrou que o último sábado (30) foi o dia de maior "congestionamento" no céu, batendo um recorde do ano. A plataforma mostrou rotas, em tempo real, de 202.157 voos operados em quase todos os cantos do mundo.
Segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), um avião tem, em média, 148 assentos — assim, no dia 30 de junho, 30 milhões de pessoas voaram, o equivalente à metade da população da Itália. A organização reúne mais de 80% das companhias aéreas e não registrou nenhum acidente naquele dia.
Em boletim apresentado no início de junho, a Iata estima cerca de 4,36 bilhões de passageiros para este ano. Esse número equivale a um aumento de 75% na comparação com 10 anos atrás, quando o número de embarcados bateu 2,49 bilhões.
Ainda de acordo com dados da associação, serão cerca de 39 milhões de voos durantes este ano, uma média de 107 mil voos por dia. Assim, os 202 mil do dia 30 representam quase o dobro da média anual. Entretanto, este período é o de pico de transporte aéreo na região sobre o Equador, devido às férias de verão. Além disso, muitos voos foram cancelados ou tiveram atrasos no último sábado.