A Universidade de Caxias do Sul está em tratativas com a prefeitura de Bento Gonçalves para a instalação de uma unidade da Escola de Gastronomia nos mesmos moldes da parceria que mantém em Flores da Cunha com a Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), instituição italiana.
De acordo com o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Luiz Bonalume, já está definido que a escola internacional de gastronomia ficará no Vale dos Vinhedos para aproveitar o potencial do enoturismo da região, mas o terreno que vai abrigar e os detalhes do projetos ainda estão sendo definidos. Bonalume ressalta que a expansão para Bento Gonçalves não vai implicar na diminuição de serviços da escola de Flores da Cunha, que ampliou muito a movimentação com a abertura do restaurante ao público no ano passado. A intenção é de que a unidade de Bento Gonçalves seja pensada como um restaurante-escola que possa também atender turistas.
A escolha pelo município, segundo Bolalume, foi também pela iniciativa da prefeitura de procurar a universidade para estabelecer a parceria. Foram nomeadas comissões da universidade e da prefeitura para definir o local no Vale dos Vinhedos, o tamanho do empreendimento, o valor do investimento e a capacidade de atendimento.
Em Flores da Cunha, além do curso de formação de chef de cozinha e de sommelier internacional, há programação com outros cursos temáticos voltados, principalmente, para a gastronomia italiana.