Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Costa Rica é pura natureza", por Antônio Pozzer e Márcia de Moraes
Entre os destinos de ecoturismo, a Costa Rica desponta como um Eldorado: pela diversidade de fauna, ecossistemas e atividades e por ser um destino acessível financeiramente. Comprovamos isso em fevereiro deste ano, com os filhos Eduardo e Rodrigo.
Com 26 parques nacionais e políticas ambientais que a colocam na liderança desse quesito nas Américas, opção é o que não falta. Da capital, San Jose (que vale pelo menos um dia de visita por sua herança colonial e seus museus pré-colombianos), você tem fácil aceso a vários parques, onde a atração maior são os vulcões: entre eles, o Poás (ativo), o Arenal, com sua silhueta cônica e suas águas termais, e o Irazú (inativo), com seu belo lago esmeralda na cratera.
A floresta enevoada em Monteverde é um espetáculo à parte – além da variedade de plantas, tem a tirolesa mais longa das Américas (12 cabos, o maior com 1,6 quilômetro), uma experiência inesquecível. As trilhas em pontes suspensas sobre as árvores também são imperdíveis, e aventurar-se em um rafting em um dos vários rios do país deve estar na lista das cem coisas para fazer antes de morrer!
As praias, seja do lado do Pacífico ou do Caribe, são reservas de preservação da vida marinha (Cahuita), de desova de tartarugas (Tamarindo, Conchal) e próprias para snorkeling ou surfe (Jaco, Puerto Viejo de Talamanca). No Parque Manuel Antonio, além de trilhas pelo manguezal e vida selvagem à vontade, você ainda depara com enseadas belíssimas.
“Pura vida” é o lema que sintetiza o astral único desse país, a marca da sustentabilidade e do respeito à natureza na América Latina.
Perfil
Antônio Pozzer e Márcia de Moraes são médicos em Porto Alegre
Outros relatos de leitores
"O trekking rumo à Laguna Esmeralda foi um dos pontos mais interessantes de minha viagem a Ushuaia, na Terra do Fogo. Além de ser um local muito bonito, a caminhada de cerca de nove quilômetros permite que você tenha a experiência de passar por diversos tipos de terreno, com bosques, áreas úmidas, pedras, tacos de madeira, subidas e descidas. Foi necessário alugar botas impermeáveis e usar bastão.
Em quase todo o trajeto, avistavam-se montanhas semicobertas de neve. Na maioria dos trechos, andamos ao lado de córregos formados por água de degelo com uma coloração esmeralda, limpíssima e fria. Nosso grupo, de 18 pessoas, foi acompanhado de um guia local. Ao chegar à laguna, fiquei particularmente impactada com a beleza e a tonalidade da água e com as margens cobertas com pedras e vegetação."
Sílvia Maria Jungblut
De Porto Alegre, em janeiro de 2018
"A maravilhosa região das Dolomitas, na Itália, é um paraíso para hikers como eu. Já fiz muitas trilhas por lá. Essa é uma das mais lindas, totalmente panorâmica, em Alpi di Siusi, um platô mil metros acima de Ortisei. Tem vistas espetaculares para Scilliar, Sasso e Sella, imponentes montanhas acima de 3 mil metros de altitude."
Helga Pichler
De Porto Alegre, em junho de 2017