Não precisa ir longe para conhecer cenários de filmes, novelas e séries: Farroupilha e Garibaldi, na Serra, são algumas das cidades gaúchas que reúnem lugares imortalizados pelo cinema e pela televisão. As duas lançaram neste mês, em iniciativas separadas, roteiros turísticos estruturados para guiar os visitantes nas locações espalhadas pela região.
No dia 11, começou a funcionar oficialmente o Farroupilha, Câmera, Ação. Foram instaladas placas contando as histórias das produções que tiveram cenas rodadas por lá. São locais como o Salto Ventoso, que foi parar até no Oscar: a bela cascata apareceu em um dos momentos mais marcantes de O Quatrilho (1995), indicado ao prêmio em 1996, na categoria melhor filme estrangeiro.
Em Garibaldi, o roteiro ganhou o nome de Uma Cidade de Cinema e busca consagrar o casamento da capital do champanhe com o setor audiovisual, celebrado com a criação, em 2013, da Garibaldi Film Commission, entidade que estimula a aproximação dos diretores com o município. Lançada no dia 8, a rota apresenta lugares que apareceram nas novelas Além do Tempo (2015) e Tempo de Amar (2017), além de longas-metragens como Os Senhores da Guerra (2013) e O Filme da Minha Vida (2017).
Destacamos alguns pontos das duas rotas que fizeram bonito nas telas.
No dia 11, começou a funcionar oficialmente o Farroupilha, Câmera, Ação. São locais como o Salto Ventoso, que apareceu em um dos momentos mais marcantes de O Quatrilho (1995), indicado ao Oscar em 1996, na categoria melhor filme estrangeiro.
Garibaldi agora aposta no roteiro Uma Cidade de Cinema, que aproveita a extensa tradição de produções audiovisuais gravadas por lá — entre elas, O Filme da Minha Vida, de Selton Mello.