O início da cobrança de ingressos para acesso ao parque do Salto Ventoso, em Farroupilha, completou dois anos nesta semana. Nesse período, 128.778 visitantes estiveram no atrativo natural, que já serviu de cenário para filmes, como O Quatrilho. Isso significa uma média de 5.365 mil visitantes por mês.
A turismóloga da Secretaria do Turismo de Farroupilha, Marisa Poloni, explica que o maior fluxo é na alta temporada, durante o verão. Os finais de semana também concentram maior movimentação.
Até 2016, o acesso ao parque era gratuito. Marisa conta que os administradores, que já cuidavam de um bar no local, notaram, apesar da cobrança, um aumento na quantidade de visitantes ao longo dos últimos dois anos. A prefeitura não tem cadastro do número de visitantes antes do processo de cedência.
Uma comissão foi constituída para auxiliar na administração compartilhada do parque. Desde que a entrada passou a ser cobrada, foram realizadas obras com reforma e ampliação dos banheiros, do calçamento próximo ao bar e da área de estacionamento.
O acesso ao parque custa R$ 8,00. Idosos, estudantes e crianças de 5 a 12 anos pagam metade. Para crianças com até cinco anos, o valor é de R$ 1,50.