Desde 11 de maio, quem usa transporte aéreo frequentemente deve ter notado uma diferença nos monitores dos aeroportos: os voos da Latam mudaram do código, de JJ para LA. Assim, o voo JJ8123, por exemplo, passou a ser identificado como LA8123, mantendo a mesma data e horário de decolagem. A exceção são os voos de e para os Estados Unidos, que permanecem com o código JJ.
A alteração é a última etapa da migração de sistema operacional da companhia, iniciado em maio de 2015, depois da fusão entre a chilena LAN e a brasileira TAM, para "oferecer aos clientes uma experiência única de viagem em todos os países em que opera", segundo comunicado divulgado à imprensa. Para que isso acontecesse, a TAM, que usava o sistema da Amadeus, teve de migrar para a plataforma Sabre, utilizada pela LAN nos mercados de Chile, Colômbia, Argentina, Equador, Peru e Paraguai.
"Este é um dos passos mais importantes na criação da nova marca Latam. A adoção do Sabre como sistema único de inventário, reservas, vendas e check-in tornará ainda mais simples as conexões em voos internacionais e domésticos de passageiros de toda a malha da Latam, independentemente do país em que ele adquira seu bilhete. Em todos os canais de vendas, o cliente terá acesso aos mais de 140 destinos em 25 países para os quais a Latam voa, com a mesma experiência", afirmou Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil, em nota.
Outra mudança é em relação ao check-in realizado por meio da internet, que poderá ser realizado até 48 horas antes do horário previsto para decolagem.
Não foi a primeira vez que a TAM precisou ceder e se adaptar aos processos da companhia chilena após a fusão. A brasileira teve de mudar da aliança internacional de companhias aéreas — antes da Latam, a TAM era membro da Star Alliance, enquanto a LAN era integrante da One World. Com a criação do grupo, a Latam optou por ficar na One World, forçando a mudança de aliança da companhia brasileira. Com a saída da Latam, a Avianca passou a fazer parte da Star Alliance.