Antigamente, Portugal era mais conhecido como o lugar para o qual os britânicos fugiam em busca de praias e de um clima mais amigável nos meses de verão. A posição do país, no extremo ocidente da Europa, não ajudava a promover o turismo entre outros europeus, e o resto do mundo pouco sabia desse pequeno pedaço de terra entre a Espanha e o Oceano Atlântico.
Nos últimos anos, contudo, Portugal entrou no radar do mercado e dos turistas. O ápice desse movimento se deu neste mês, quando o país foi escolhido como o melhor destino turístico do mundo em 2017 pelo World Travel Awards. Se o reconhecimento chegou, não é porque "a terrinha" virou interessante de uma hora para a outra — ela sempre teve atrações de sobra.
— Portugal é um país muito autêntico, genuíno e diversificado. Se você juntar esses três adjetivos com o prazer de receber quem nos visita, faz com que os turistas fiquem surpreendidos, sintam-se em casa e queiram voltar. Isso está no nosso DNA — diz o diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso. — Mas éramos pouco conhecidos. A nossa estratégia de redes sociais e marketing digital foi mostrar esse destino para as pessoas. Então, elas começaram a falar de nós.
O investimento em divulgação e o boca a boca deram certo. Em 2016, o país recebeu 11,4 milhões de turistas estrangeiros. Neste ano, apenas entre janeiro e outubro, foram mais 11,3 milhões.
O crescimento no fluxo de visitantes impulsionou melhorias em cidades portuguesas, o que também ajudou a deixar o turista satisfeito. Há cinco anos morando em Lisboa, a jornalista gaúcha Bruna Riboldi percebeu essa transformação. Segundo ela, houve um trabalho forte de revitalização do que já se tinha, mas também a criação de novos atrativos.
— Muita coisa legal surgiu, principalmente no transporte, como sistemas de carro, moto e bikes partilhadas. Toda a zona próxima ao rio passou e está passando por uma revitalização e uma revalorização também. Fiquei nove meses fora e, quando voltei, já vi diferença na quantidade de novos lugares, restaurantes, bares, negócios voltados para o turismo. O próprio aeroporto teve uma baita reformulação nos últimos anos, e criaram a ponte aérea Lisboa-Porto, que facilita visitar o norte sem gastar muito tempo — comenta.
O número de hotéis é um bom parâmetro para observar o incremento do turismo por lá: foi de 563 em 2004 para 1.237 em 2016, um aumento de 120%. A quantidade de pernoites cresceu 43% de 2010 para 2016, e a taxa de ocupação dos quartos foi de 54% em 2004 para 63,4% no ano passado. O sucesso não veio por acaso, ressalta Cardoso, que representa o órgão de divulgação turística do país, também premiado como o melhor do mundo:
— É um planejamento a muito longo prazo. Já estamos trabalhando para 2027.
O Brasil descobriu Portugal
Mesmo com a ligação histórica entre os dois países, Portugal não era um dos destinos prioritários dos brasileiros que viajavam à Europa. Para o diretor do órgão português de divulgação turística no Brasil, Bernardo Cardoso, havia um certo preconceito.
— O brasileiro tinha na cabeça que o português era um povo simpático, mas pouco evoluído. Que Portugal era um país um pouco atrasado em relação ao resto da Europa — opina.
Isso tem mudado nos últimos anos. Em 2017, o número de turistas brasileiros em Portugal já bateu recorde: 751 mil só entre janeiro e outubro. O recorde anterior é de 2016: 624 mil viajantes. Cardoso credita a procura a uma vontade de buscar as raízes, além de o idioma não ser uma barreira:
— Pequenas coisas fazem o brasileiro se identificar, seja na gastronomia, porque o prato também era feito por avós ou mãe, no dia a dia dos portugueses ou nas próprias construções.
O lado negativo
A jornalista gaúcha Bruna Riboldi, que mora em Portugal, conta que o boom do turismo não tem só pontos positivos:
— Ultimamente, o que tenho ouvido mais aqui é sobre o lado negativo disso, com o aumento dos aluguéis e a dificuldade de se manter morando em Lisboa com todos os donos de apartamento querendo fazer Airbnb em vez de alugar para quem é daqui.
País pacífico
Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo, segundo o Índice Global de Paz (IGP) 2017, realizado pelo Instituto para a Economia e Paz (IEP), sediado em Sydney. O ranking de 163 países é liderado por Islândia e Nova Zelândia.
Os prêmios
Portugal venceu seis categorias do World Travel Awards 2017
-Melhor destino turístico: Portugal
-Melhor destino insular: Ilha da Madeira
-Melhor destino para city break: Lisboa
-Melhor órgão de divulgação turística: Turismo de Portugal
-Melhor companhia de conservação: Parques de Sintra — Monte da Lua
-Melhor resort de lazer de luxo: Pine Cliffs Resort, em Faro